ELA FEZ DE NOVO! Taiane Justino volta ao pódio em um Campeonato Mundial, agora pelo sub-20

No México, pesista brasileira conquistou duas medalhas de bronze na categoria acima de 87kg feminino e já chega a cinco conquistas em Campeonatos Mundiais de base

Taiane Justino e as duas medalhas de bronze conquistadas no México. Foto: Acervo Pessoal.

 

Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Em 2021 ela avisou que estava chegando, ao conquistar três medalhas no Campeonato Mundial sub-17. Em 2023 ela se consolidou como um dos principais nomes do levantamento de pesos brasileiro e internacional. Taiane Justino de Lima, carioca, cria da Mangueira, 19 anos, adicionou nesta quinta-feira (23) ao seu currículo mais duas medalhas de bronze em Mundiais.

Com 140kg no arremesso e 245kg totais, ela subiu ao pódio da categoria acima de 87kg feminino no México, pelo Grupo A da disputa. “Estou muito feliz com o resultado, com as conquistas”, reconheceu Taiane, que intercalou a sua preparação com o treinamento de oficiais da Marinha. “Queria poder fazer um pouco mais, mas podem ter a certeza de que dei o meu melhor”, reconheceu a pesista.

O resultado mostra a sua evolução na plataforma. Se na Arábia Saudita Taiane garantiu o bronze no arranco com 94kg, a prata no arremesso com 125kg e novamente a prata na soma total com 219kg, em Guadalajara suas marcas foram de 105kg no arranco, 140kg no arremesso e 245kg totais.

No arranco, a brasileira alçou sem maiores problemas 98kg na primeira tentativa. Na sequência, cravou 102kg. Fechando a prova, novamente um levantamento perfeito, desta vez de 105kg. Ficou a dois quilos de igualar sua melhor marca no ano, que também é o recorde nacional sub-20 e adulto (107kg), terminando a prova na quarta colocação.

De Taipei, Ling Chen Wang ficou em primeiro lugar com 111kg levantados. A cazaque Aisamal Sansyzbayeva foi segundo, com 107kg, fechando o pódio a canadense Etta Love na terceira colocação, com 106kg erguidos.

No arremesso, sua carga de entrada era de 130kg. Subiu a pedida para 135kg e depois para 136kg, peso que levantou com tranquilidade. E que também a colocou na disputa por uma medalha na prova. Em seu segundo intento, optou pela segurança. Ergueu 140kg e igualou seu próprio recorde nacional, resultado que já lhe valia o bronze na prova e no total.

Na última tentativa ousou. Optou por 144kg, carga que lhe daria o título mundial e estabeleceria os novos recordes nacionais da prova e total. Porém não obteve sucesso, em sua única falha em todo o evento. A cazaque Aisamal Sansyzbayeva ficou em primeiro lugar no arremesso com 143kg alçados. De Taipei, Ling Chen Wang terminou segundo, com 141kg.

No total, Taiane alçou 245kg na somatória das duas provas, dois a menos do que seu próprio recorde nacional. Ao seu lado no pódio esteve a medalhista de ouro Ling Chen Wang, de Taipei, com 252kg totais, além da medalhista de prata Aisamal Sansyzbayeva, do Cazaquistão, com 250kg.

Com a prova de Taiane o Brasil encerrou a sua participação no Campeonato Mundial Sub-20. Além dela, Lourdes Califrer competiu na categoria 64kg feminino, também no Grupo A, unificando o recorde brasileiro de arremesso adulto e sub-20 em sua faixa de peso: 114kg levantados, além de 83kg no arranco, totalizando 197kg.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com