É ouro! Matheus Pessanha conquista a primeira medalha dourada do Brasil no Pan-Americano Sub-20

Competindo na categoria 89kg masculino, o pesista venceu a prova do arranco e ficou a apenas um quilo da medalha de ouro na carga total, prova em que foi prata, assim como na de arremesso

Matheus Pessanha e as medalhas conquistadas na Colômbia. Foto: Divulgação CBLP.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O pesista Matheus Pessanha conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub-20. Neste sábado (13), na colombiana Manizales, o brasileiro realizou uma prova perfeita pela categoria 89kg masculino. Sem cometer erros, garantiu o lugar mais alto do pódio no arranco, assim como a medalha de prata no arremesso e na carga total, esta apenas um quilo abaixo do campeão.

A competição foi disputada em seu Grupo A por seis atletas, representando cinco países. Na prova do arranco, Matheus tinha como carga de entrada 125kg, mas iniciou com 130kg na primeira tentativa. Na sequência, subiu a pedida para 135kg e 140kg, na prova que teve como medalhista de prata Marcos Bonilla, da Colômbia, com 138kg. O equatoriano Luis Dias foi bronze, com 134kg.

Na prova de arremesso, o brasileiro escalou com perfeição 160kg, 165kg e 168kg. Acabou superado na disputa pelo ouro por Marcos Bonilla, atleta da casa, que alçou 171kg na sua última tentativa, três quilos a mais do que o pesista verde e amarelo. Fechando o pódio desta prova, outro colombiano, Edison Calero, que alcançou a marca de 167kg.

Desta forma, o ouro na carga total escapou das mãos de Matheus por apenas um quilo. O brasileiro alçou um total de 308kg, contra 309kg de Marcos Bonilla. Fechando o pódio desta competência apareceu novamente Edison Calero, também da Colômbia, levou a medalha de bronze com seus 295kg totais.

“Consegui melhorar os meus recordes nas três provas”, festejou o medalhista. “Agora é focar na minha preparação ao Sul-Americano e ao Brasileiro, buscando sempre o lugar mais alto do pódio, além de alcançar índices que me classifiquem para competições como o Campeonato Mundial”, acrescentou.

As medalhas de Matheus Pessanha se juntam aos três bronzes obtidos por Julia Rodrigues na prova até 59kg feminino, na sexta-feira (12). Fechando a participação brasileira na Colômbia, Taiane Justino sobe à plataforma na segunda-feira (15), quando disputa a categoria acima de 87kg feminino. Sua prova inicia ao meio-dia (hora de Brasília).

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com