Destaques do levantamento de pesos no Brasil, Amanda Schott e Laura Amaro buscam as primeiras medalhas nos Jogos Pan-Americanos

Medalhistas em Campeonatos Mundiais, ambas são as estrelas da modalidade na competição multiesportiva em Santiago

Amanda Schott estreia nos Jogos Pan-Americanos – Foto: Miriam Jeske/COB @miriamjeske_

 

Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O levantamento de pesos do Brasil inicia neste final de semana sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Pelas plataformas do Ginásio Chimikowe, em Peñalolén, comuna da capital chilena, passarão atletas de diversos países em busca de lugares no pódio; entre eles, duas representantes brasileiras credenciadas por conquistas de medalhas em Campeonato Mundiais da modalidade: Amanda Schott e Laura Amaro.

Amanda e Laura são as únicas brasileiras a ganhar medalhas num Mundial Adulto de Levantamento de Peso. Em 2021, no Uzbequistão, a primeira faturou bronze na categoria até 87kg; a segunda, prata na categoria até 81kg. Motivadas e felizes com a oportunidade de disputar os Jogos Pan, as “Super Poderosas” meninas do Brasil vão em busca de fazer mais história.

Amanda

Medalhista de bronze no Mundial de 2021, no Uzbequistão, na categoria até 87kg, a niteroiense Amanda Schott, de 27 anos, vive a expectativa de participar dos Jogos Pan. No Campeonato Mundial, em Riad, Arábia Saudita, em setembro deste ano, ela não conquistou medalha, mas bateu dois recordes nacionais e igualou um terceiro. A brasileira fechou a competição na oitava colocação entre dez competidoras.

Na Arábia, Amanda melhorou em dez quilos a sua marca em comparação à disputa do Mundial de 2022, quando competiu pela atual faixa de peso, e estabeleceu seu novo recorde pessoal de carga total, com 238kg, resultado importante na briga pela classificação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Além da medalha no Mundial de Riad, Amanda, tem outros dois bronzes em competições internacionais adultas: no Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputado em 2021, em Guayaquil, Equador; e nos Jogos Sul-Americanos do ano passado, em Assunção, Paraguai. Agora, sonha em subir ao pódio nos Jogos Pan de Santiago, capital chilena. Sua prova está marcada para domingo (22), às 19h. Seu peso de entrada é de 240kg, o segundo maior.

“Ai meu Deus! Somente quem é atleta sabe avaliar a importância que há em participar de um evento grandioso como esse. Acima dos Jogos Pan-Americanos, só os Jogos Olímpicos.  Ou seja, é uma explosão de sentimentos”, relata Amanda, confessando não ter acompanhado o desempenho do Brasil em edições anteriores da competição.

“Comecei a praticar o esporte há pouco tempo, portanto não tinha conhecimento relacionado às competições. Agora, disputar uma edição de Jogos Pan-Americanos… Confesso que a ‘ficha ainda está caindo’. É o sonho de qualquer atleta. Estou me sentindo bem, tão preparada quanto estive no último Mundial, e muito animada. Espero surpreender”, concluiu.

Laura

Carioca do bairro suburbano de Cascadura, Laura Amaro tem 23 anos. Ela teve uma experiência inusitada no começo de sua carreira: competiu no skeleton, um esporte de inverno. Convidada para a seletiva nacional, obteve a vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2016 em Lillehammer, na Noruega. Mas sua experiência no gelo durou poucos meses e ela voltou a se dedicar integralmente ao LPO.

Vice-campeã mundial em 2021 em Tashkent, Uzbequistão, Laura Amaro foi a primeira mulher brasileira a conquistar medalha em um Campeonato Mundial Adulto de Levantamento de Pesos. No Mundial de Riad, Arábia Saudita, em setembro, chegou perto de outro pódio. Ela terminou em 5º lugar na sua categoria, o que prova o bom momento que atravessa e alimenta suas esperanças de realizar uma grande participação nestes Jogos. Ela compete na segunda-feira (23), às 16h, e tem o segundo maior peso de entrada, com 245kg.

“Quando penso nos Jogos Pan-Americanos, o que vem à minha cabeça é a equipe, o time, o olimpismo que marca competições dessa grandeza. Os valores olímpicos são muito exaltados, já é um aquecimento para os Jogos de Paris. O âmbito pan-americano é muito forte no levantamento de pesos, ainda mais na minha categoria. Fico emocionada com competições desta magnitude. Tenho vivência, já participei dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, de dois Jogos Sul-Americanos e vou para o meu primeiro Pan”, disse Laura, completando:

“Estou vibrando muito aqui na Vila Pan-Americana, desfrutando muito desta vivência.  Acompanho os Jogos Pan desde 2015, em Toronto-CAN, e tenho lembrança também da Vila Pan-Americana de 2007, quando a competição aconteceu no Rio. Acima deles, só há os Jogos Olímpicos. Estou bem preparada. Espero obter um bom resultado aqui no Chile. Mas só de fazer parte de algo tão grandioso já é surreal”, afirmou.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com