De treinador a comentarista, polivalente Alex Tozzi busca contribuir para o crescimento do levantamento de pesos

Um dos técnicos da Seleção Brasileira atuou em diversas frentes no Brasileiro Adulto/Sub-20/Sub-17 e se mostra orgulhoso com papel de seus atletas na competição  

Alex Tozzi é o polivalente do levantamento de pesos. Foto: Arquivo Pessoal.

 

José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Polivalente. Essa palavra define bem o papel de Alex Tozzi. Além da sua função principal – é um dos técnicos da Seleção Brasileira –, no Campeonato Brasileiro Adulto/Sub-20/Sub-17, que foi disputado até o último domingo (26), no Rio de Janeiro (RJ), ele foi comentarista, entrevistador, árbitro, locutor e, claro, técnico no evento na Vila Olímpica Nilton Santos. Apesar de ter atuado em todas essas frentes, Tozzi ainda queria ter ajudado mais.

“A gente fica com o coração na mão, porque não dá para estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas o meu objetivo foi ajudar a coordenação da CBLP (Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos) nesse grande evento, que foi realizado do jeito que a gente sempre quis. Aconteceu tudo conforme o planejado, com segurança em relação à Covid-19 e com tudo o que era necessário para os atletas fazerem seus melhores resultados, principalmente os mais jovens, que são os que eu mais tenho preocupação”, disse durante a realização do campeonato.

A competição teve a transmissão do Canal Olímpico do Brasil, em parceria com a TVN Sports, e Tozzi foi o comentarista oficial durante os quatro dias de torneio e ainda era o responsável pelas entrevistas com os campeões para a transmissão. Incansável, em momentos que a mesa de controle precisava de ajuda, o técnico ia para a locução das chamadas dos atletas e dos movimentos válidos e nulos.

Responsável pela prospecção de novos talentos, ele atua no novo centro de treinamento na Vila Olímpica da Mangueira, na Zona Norte da capital fluminense, em que recebe o apoio da confederação que fornece material e estrutura para a busca por futuros atletas olímpicos. O projeto ainda tem o apoio do Instituto Mangueira.

Alex Tozzi analisou o que achou dos atletas das categorias de base: “Estou bem orgulhoso não só dos atletas que treino, mas daqueles que acompanho também. A Laura (Amaro, dos 76kg, que bateu o recorde brasileiro na competição) enche a gente de orgulho, o Josué (Silva, dos 81kg) que eu já acompanhei, os atletas do Junior estão dando um show também. Eu fico orgulhoso em levá-los aonde eu não cheguei como atleta”.

Além de todas as funções que desempenhou, Tozzi estava inscrito para atuar à plataforma na categoria para 109kg, mas optou por não competir para não correr risco de se lesionar.

“Seria a minha despedida, mas não vou competir. Tive muito trabalho e pouco treino e eu não quero me lesionar. O meu foco agora com os atletas, em ser treinador, em estar nos bastidores e ver o show dos meninos”, contou.

Em seu ofício principal, Tozzi está designado a acompanhar a Seleção Brasileira que vai embarcar para Guadalajara, no México, para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, que vai acontecer entre 17 e 24 de outubro, junto com o treinador Dragos Stanica. Ao todo, o Brasil vai ser representado por dez atletas: Julia Vieira; Lourdes Califrer; Rayane Martins; Beatriz Martinho; Taiane Justino; Victor Telles; Marcus Vinicius Nascimento; Cayo Rocha; Rafael Mendes; e Isac Bezerra.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com