Da ‘gafe’ ao ouro: Luiza Dias dá show em primeira competição nacional e conquista o torneio para 49kg no Campeonato Brasileiro Adulto

Atleta, criada no crossfit, levantou 179kg no geral, 83kg no arranco e 96kg no arremesso; no início, se confundiu com as regras de posicionamento na competição

 

Luiza Dias brilhou na retomada das competições nacionais. Foto: Washington Alves.

 

José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Primeira tentativa do arranco. Luiza Dias, em sua primeira competição nacional, vai à plataforma e se posiciona em frente à barra de 78 kg que deveria levantar, porém de costas para os árbitros. Após ser orientada pelo treinador, a atleta – proveniente do crossfit–percebe a ‘gafe’ e se posiciona corretamente. Mal imaginaria que ao final da disputa para 49kg, ela cumpriria a marca de 179kg (83kg no arranco e 96 kg no arremesso) e, com isso, conquistaria a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Adulto, que está sendo realizado na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ).

“Eu nunca competi, então eu não sabia como funcionava. Eu pensava que tinha de entrar e ficar de costas, eu não sei o que passou na minha cabeça. Quando fiquei de costas para os árbitros, o meu treinador gritou que era para eu ficar ao contrário, então que eu fui consertar. No final, deu tudo certo. Graças a Deus, eu saí com o título”, descreveu, rindo, a atleta.

“Eu estou muito feliz. Eu admito que não esperava, fiquei extremamente contente. A vontade de Deus sempre prevalece”, complementou a primeira colocada.

Luiza está migrando aos poucos para o levantamento de pesos. Começando com o pé direito, a representante de Minas Gerais contou como os treinamentos a ajudaram a sair da primeira competição nacional com o título.

“Eu acho que a consistência em relação ao levantamento de pesos me ajuda muito a chegar aqui e fazer o específico. No crossfit, fazemos muitas repetições com carga alta, aqui é uma repetição de cada movimento. Acredito que isso seja um diferencial”, avaliou.

Seu caminho até o título foi de acerto em todas as tentativas no arranco, ela cumpriu 78kg na primeira, 81kg na segunda e 83kg na terceira. No arremesso, a atleta conseguiu acertar seu primeiro intento de 96kg, porém não cumpriu suas seguintes ações (97kg e 98kg), o que não frustrou a sua ida ao primeiro lugar do pódio.

Na competição, a segunda colocação geral ficou com a carioca Emily Figueiredo, que levantou 174 kg, sendo 77kg no arranco e 97kg no arremesso. A terceira colocação ficou comoutra mineira, Luana Madeira. A atleta cumpriu 159kg no geral (72kg no arranco e 87kg no arremesso), o suficiente para ficar com o bronze.

Amanda Marques leva o sub-20

Além da premiação do adulto, a quinta-feira teve a premiação da campeã do sub-20 para atletas com até 49kg. A campeã foi Amanda Marques, do Maranhão, que conseguiu a marca de 125kg geral, sendo 55kg no arranco e 70kg no arremesso. A estreante no Campeonato Brasileiro enalteceu o título.

“Eu estou muito feliz. É a minha primeira competição e eu já saio com essa medalha. A conquista não é só minha, é do meu treinador, da minha família e de todo o Maranhão”, comemorou Amanda.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com