Cristhian Izaías fecha a participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior com medalha de bronze

Prova da categoria acima de 98kg masculino foi disputadíssima, com diferença de um quilo entre o campeão e o brasileiro; Laila Grimaldi termina em quinto no feminino

Cristhian Izaías em ação nos Jogos. Foto: Alex Reyes / Panam Sports via Xpress Media

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O levantamento de pesos do Brasil fechou a participação nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai, com mais uma medalha. Neste sábado (23), Cristhian Izaías garantiu o bronze na categoria acima de 98kg masculino, em prova muito disputada. O brasileiro fez 155kg no arranco, 201kg no arremesso e 356kg no total. Foi o segundo pódio do país na modalidade, já que Matheus Pessanha faturou o ouro da categoria até 98kg masculino na véspera.

A competição de Cristhian foi bastante acirrada, assim como havia acontecido no Campeonato Pan-Americano Sub-20, em que o brasileiro faturou uma medalha de cada cor e seus dois adversários diretos também se revezaram nas três primeiras posições.

Desta vez, o brasileiro saiu em desvantagem no arranco, pois errou sua terceira tentativa com 160kg, depois de conseguir levantar 150kg e 155kg. Seu trunfo na briga pelas medalhas seria o arremesso. E ele não decepcionou. Cumpriu com êxito 185kg, 192kg e 201kg, recordes pessoais e nacionais. No total, finalizou com 356kg.

O argentino Joaquin Mesa, que havia feito 165kg no arranco, fechou o arremesso com 191kg e somou os mesmos 356kg, mas por ter feito o movimento antes ficou com a medalha de prata. O colombiano Jhon Robledo foi o grande campeão. Fez os mesmos 155kg de Cristhian no arranco, mas brilhou no arremesso com 202kg e faturou o ouro com um quilo a mais que os seus dois concorrentes.

Laila fica em quinto

Na última prova do dia, Laila Grimaldi terminou em quinto lugar para atletas acima de 77kg feminino. Com uma prova irregular, acabou errando muito e se distanciou do pódio. No arranco, ela não conseguiu completar 95kg das vezes, só cumprindo na terceira. No arremesso, voltou a falhar com 108kg, mas depois fez a carga e ampliou para 112kg, com sucesso. Com isso, finalizou com 207kg.

A prova foi vencida pela colombiana Sofia Rivas, com 113kg no arranco, 135kg no arremesso e 248kg no total. A prata ficou com a mexicana Mairyn Lizapraga (106kg, 130kg e 236kg) e o bronze com a dominicana Nicoll Gutierrez (97kg, 123kg e 220kg).

“Foi uma participação gigante do Brasil. Terminamos na quarta posição no quadro de medalhas da modalidade, o que coloca a gente como potência na modalidade entre os cinco melhores das Américas. E graças a esses seis atletas que conseguiram, como uma equipe, elevar o nome do Brasil no levantamento de pesos e representar muito bem a nossa Seleção”, resumiu o técnico Alex Tozzi.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com