Seleção Brasileira disputa os Jogos Pan-americanos, de 11 a 15 de julho, em Toronto, no Canadá

Os irmãos mineiros Marco Túlio e Mateus Gregório, Patrick Mendes e Fernando Reis formam a Seleção Brasileira Masculina no Pan de Toronto
Os irmãos mineiros Marco Túlio e Mateus Gregório, Patrick Mendes e Fernando Reis são os integrantes da Seleção Brasileira Masculina no Pan de Toronto

 

A Seleção Brasileira de Levantamento de Pesos Olímpico está em contagem regressiva para os Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá. O torneio de LPO será disputado no período de 11 a 15 de julho.  A equipe nacional  está completa com Rosane Santos, Bruna Piloto, Jaqueline Ferreira, Letícia Laurindo; Marco Túlio Gregório, Patrick Mendes, Mateus Machado e Fernando Reis.

Aline Facciola havia se classificado na seletiva nacional, em maio, mas se contundiu e foi cortada do grupo. Para a vaga dela foi escalada Letícia Laurindo, medalha de bronze no Pan-americano Juvenil (Sub 20)  da Colômbia, em maio.

No Pan de Toronto, o chefe da equipe de LPO será Edmilson da Silva Dantas. Também integrarão a delegação os técnicos Carlos Henrique Rios Rodrigues Aveiro (Saul), Dragos Doru Stanica e Luiz Armando Lopez Portila Dovalle.

O embarque da Seleção Brasileira para Toronto está marcado para o dia 5 de julho. A hospedagem será na Vila Panamericana.

O Brasil tem 18 medalhas de levantamento de pesos em Jogos Pan-americanos (uma de ouro, quatro de prata de 13 de bronze), todas em disputas masculinas.

Todas as  competições dos Jogos Pan-americanos acontecerão de 10 a 26 de julho, reunindo cerca de sete mil atletas em 36 esportes.

Confira as categorias que os brasileiros disputarão no Pan de Toronto:

Letícia Laurindo – até 53 kg

Rosane Santos – até 53 kg

Bruna Piloto – até 63 kg;

Jaqueline Ferreira – até 75 kg

Marco Túlio Gregório – até 94 kg

Mateus Machado – até 105 kg

Patrick Mendes – até 105 kg

Fernando Reis – acima de 105 kg

Na coluna Convocados, você confere mais informações sobre os atletas da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-americanos 2015.

 

Entenda o Levantamento de Pesos

O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.

  • Homens – 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, +105 kg.
  • Mulheres – 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, +75 kg.

 

Mais informações para a imprensa:

Cláudia Leal 

0marca2008scrtito

Scritto Comunicação Empresarial

31 3227 2681 / 31 9952 0345

Rua Tomé de Souza, 830 – Conj. 1501 – Savassi

CEP: 30140-131 – Belo Horizonte – Minas Gerais