Comunicado – Nathasha Rosa

Atleta está suspensa preventivamente pela Agência Internacional de Testagem (ITA), em razão de teste de resultado analítico adverso

10 de maio de 2021.

A Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF) informou, nesta segunda-feira (10), em sua página oficial, sobre a suspensão preventiva da atleta Nathasha Rosa Figueiredo, em razão de teste de resultado analítico adverso realizado pela Agência Internacional de Testagem (ITA), no dia 31 de março de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foram encontradas na amostra coletada as substâncias hidroclorotiazida e cloraminofenamida, enquadradas no grupo S5, de diuréticos e agentes mascarantes.

De acordo com o comunicado, a atleta pode solicitar a abertura da amostra B e a questão ainda será julgada posteriormente pela própria Agência Internacional de Testagem, com recurso possível para a Corte Arbitral do Esporte (CAS). A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) já enviou comunicação sobre o resultado para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Processo de Testagem

A Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF) assinou acordo com a Agência Internacional de Testagem para monitoramento dos principais atletas, buscando manter a lisura dos resultados das principais competições internacionais.

Toda a testagem é controlada diretamente pela ITA, sem nenhuma interferência da IWF e da CBLP (no caso do Brasil), e os principais atletas brasileiros precisam informar o paradeiro diariamente para a realização de testes surpresa. Nos últimos anos, alguns atletas brasileiros foram monitorados constantemente pela ITA e nenhum outro teste positivo foi detectado.

No Brasil, a CBLP segue as orientações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e utiliza o Protocolo Jogo Limpo, para maior confiabilidade dos resultados de suas competições.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres