Com medalhista mundial em ação, Brasil estreia nesta terça-feira no Campeonato Pan-Americano Sub-20

Julia Vieira, que foi ao pódio no Mundial Sub-17, é a primeira brasileira a estrear em Guadalajara, no México

Grupo brasileiro em Guadalajara. Foto: Arquivo Pessoal

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A Seleção Brasileira tem mais um desafio internacional nas categorias de base do Levantamento de Pesos. Nesta terça-feira (19), começa o Campeonato Pan-Americano Sub-20, em Guadalajara, no México, e o Brasil tem motivos de sobra para sonhar com bons resultados. O país vai ser representado por dez atletas, sendo que duas delas vêm do Campeonato Mundial Sub-17 com medalhas na bagagem: Taiane Justino e Júlia Vieira, que conseguiram quatro pódios em Jeddah, na Arábia Saudita.

O primeiro desafio é justamente de Júlia Vieira. Ela compete às 18h (horário de Brasília), na categoria 55kg feminina. O evento tem transmissão ao vivo no canal do YouTube da Federação Pan-Americana de Levantamento de Pesos (https://www.youtube.com/c/panampesas).

No Mundial, Taiane fez uma competição memorável na disputa para +81kg. A carioca conquistou três medalhas, sendo um bronze no arranco (94kg), uma prata no arremesso (125kg) e outra prata na soma total (219kg). O outro pódio brasileiro foi de Julia que levantou 97kg no arremesso e, com isso, ficou com o segundo lugar no movimento na categoria 55kg.

Além de Júlia e Taiane, Lourdes Califrer, Rayane Martins, Beatriz Martinho, Victor Telles, Marcus Vinicius Nascimento, Cayo Rocha, Rafael Mendes e Isac Bezerra também participam do torneio no México. O grupo tem o acompanhamento dos treinadores Alex Tozzi e Dragos Stanica. Tozzi acredita que a equipe que está em Guadalajara é muito forte.

“Eu fui designado, ao lado do Dragos, para estar na equipe técnica para o Pan e sabemos do alto nível que temos para disputar o campeonato. Os atletas do Junior estão dando um show recentemente”, elogiou Tozzi.

Bom desempenho no Brasil

Além dos bons resultados internacionais, os representantes brasileiros tiveram um grande desempenho no Campeonato Brasileiro Adulto/Sub-20/Sub-17, realizado no Rio de Janeiro (RJ) no último mês. Todos os dez pesistas participaram do evento, que marcou a retomada das competições nacionais, e falaram sobre a importância de participar de uma disputa um mês antes do Pan.

“Foi um evento importante na preparação, porque a gente vai pegando confiança e vai evoluindo também. Treinei todos os dias muito forte e renunciei tudo para ir atrás do meu sonho, que é representar bem o Brasil”, disse Victor Telles, que ficou com o ouro no Brasileiro Sub-20 na categoria para 73kg ao somar 242kg (112kg no arranco e 130kg no arremesso).

Rayane Martins, que ficou com a primeira colocação de sua categoria no nacional (cumpriu 166kg, sendo 76kg no arranco e 90kg no arremesso) no sub-20, também ressaltou a confiança que ganhou no Brasileiro.

“Depois de um bom tempo sem competir em alto nível, foi importante competir para me dar confiança, para chegar ao Pan bem preparada. O Brasileiro serviu como teste para ver como que eu estaria me sentindo e para ver as cargas que posso arriscar. Estou com uma expectativa boa”, comentou a carioca, que esteve na categoria para 76kg no nacional, mas estará nos 71kg no torneio internacional.

A pesista Lourdes Califrer alcançou a melhor a melhor marca pessoal do arremesso no Rio de Janeiro. Ela, que competiu na categoria para 64kg, levantou 103kg no arremesso e, com isso, ficou na liderança do movimento até mesmo na competição adulta. A atleta, que levou o ouro geral no Sub-20 (173kg cumpridos), destacou que não ter ido direto para a competição internacional depois do tempo parada por conta da pandemia foi um ponto positivo.

“Foi muito bom para testar e sentir clima de competição. Há tempos não sentia aquele friozinho na barriga que a gente gosta. Não ter ido direto para o Pan depois desse tempo parada foi muito legal. Espero que eu vá bem lá, treinei muito para isso”, projetou Lourdes.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com