COB abre inscrições para cursos de gestores, treinadores, atletas e profissionais do esporte

Instituto Olímpico Brasileiro, área de educação do Comitê Olímpico do Brasil, vai oferecer oportunidades para 12 cursos em 2021

 

17 de março de 2021.

Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu, nesta quarta-feira (17), inscrições para 12 cursos oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço de Educação da entidade. Gestores, treinadores, atletas e profissionais do esporte  podem se inscrever NESTE LINK para concorrer às oportunidades para 2021.

Estão disponíveis vagas para os cursos de Fundamentos da Administração Esportiva (FAE); Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações (2º. Semestre); Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT); Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) nas modalidades de Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação; Programa de Carreira do Atleta (PCA) – Núcleo de Transição de Carreira; Curso de Introdução ao Sistema Olímpicos (CISO), para jornalistas;  Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, para adultos (PEAAE); e  Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo, para jovens.

Os cursos, realizados em módulos presenciais, online e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas, de acordo com cada um.

“O Comitê Olímpico do Brasil entende a importância que as pessoas assumem dentro do processo de desenvolvimento esportivo. Acreditamos que a educação é o caminho certo, a mola propulsora para grandes conquistas. Por isso, investir na qualificação de profissionais do esporte é fundamental”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Para participar, o profissional, estudante ou atleta deve se inscrever e participar do processo de seleção nacional. As informações detalhadas, como critérios, informativos, editais, programas e período de inscrição podem ser encontradas NESTE LINK. O resultado final dos aprovados pelo IOB será postado no site, pelo número de inscrição, na data prevista no edital ou informativo do curso.

Abaixo, um resumo dos cursos do ano de 2021:

PROGRAMA DE GESTORES

– Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE)

O participante aprende sobre o Movimento Olímpico, adquire noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva e conhece como se organiza uma missão para os Jogos Olímpicos. Durante o curso ocorrem debates e avaliações, oferecidos através do sistema de educação a distância.

  • Carga horária: 70 horas.
  • Formato: a distância.

 

– Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE)

Promove a análise, a discussão e a produção de conhecimento, além de propor soluções concretas para as diferentes organizações dirigentes dos esportes Olímpicos no país. Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Marketing e Organização de Grandes Eventos Esportivos estão entre as disciplinas ministradas, divididas entre presenciais e a distância.

  • Carga horária: 360 horas.
  • Nível: avançado.
  • Formato: presencial* e a distância.

 

– Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações

É um treinamento voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais das Confederações Nacionais Dirigentes dos Esportes Olímpicos, com o objetivo de capacitar os participantes para a utilização de novas ferramentas de gestão do COB; apresentar as melhores práticas de gestão do mercado; além de prover subsídios para exercerem suas funções de forma efetiva em suas atividades administrativas diárias.

  • Carga horária: 40 horas.
  • Nível: básico e intermediário.
  • Formato: presencial*.
  • 2º semestre.

 

ACADEMIA BRASILEIRA DE TREINADORES
– Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT)

Além de assumir o sistema de treinamento dos atletas, o treinador também deve estar preparado para coordenar equipes multidisciplinares e lidar com os seus principais stakeholders (federações, clubes, patrocinadores, atletas, entre outros). Para tanto, este Curso tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências, no que se refere ao planejamento, gestão de pessoas, gestão financeira, além de habilidades, tais como: negociação, gestão de conflitos, entre outras. Apresentado no formato totalmente a distância (EAD), o conteúdo se destaca em videoaulas interativas, além de conteúdo escrito.

  • Carga horária: 70 horas.
  • Modalidades atendidas por Edição: todas
  • Formato: a distância.

 

– Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO): Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação

Os Cursos de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) têm o objetivo de orientar profissionais de Educação Física a trabalharem a Iniciação Esportiva, com crianças de 5 a 10 anos, de forma adequada e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento de jovens talentos e promovendo os Valores Olímpicos no ambiente educacional.

Com base em técnicas pedagógicas consistentes, com atenção ao desenvolvimento integral da criança, o CIEVO busca proporcionar uma experiência prazerosa aos alunos que queiram dar início à alguma prática esportiva, para que eles possam se beneficiar em termos de desenvolvimento motor, saúde, inclusão, oportunidade e senso de coletividade e, em consequência desse processo, aumentar as chances de potenciais talentos identificados e encaminhados para o esporte de alto rendimento.

Além disso, o curso aborda os Valores Olímpicos e apresenta sugestões de como eles podem ser trabalhados por meio de atividades lúdicas com as crianças.

  • Carga horária: 70 horas.
  • Edições oferecidas do CIEVO: Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação.
  • Nível: básico.
  • Formato: a distância.

PROGRAMA DE CARREIRA DO ATLETA

– Núcleo de Atletas em Transição de Carreira

O núcleo de transição proporciona promoção educacional e suporte na transição de carreira, com oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, possibilidade de bolsas de estudos em diferentes áreas, e processos de coaching focados no desenvolvimento global do atleta, de modo a potencializar suas oportunidades no mundo profissional.

  • Duração: 60 horas (pode variar conforme o plano de carreira de cada atleta).
  • Formato: presencial* e a distância.

 

PROJETOS ESPECIAIS

– Curso de Introdução ao Sistema Olímpico (CISO) – para jornalistas credenciados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021

Difunde as informações, as diretrizes e os conceitos do Movimento Olímpico para os profissionais oriundos dos veículos de comunicação, que realizam a cobertura de grandes eventos esportivos. O CISO ocorre na modalidade de educação a distância.

  • Carga horária: 40 horas.
  • Nível: básico.
  • Formato: a distância.

 

– Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)

O Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte tem como objetivo conscientizar toda a comunidade esportiva e difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente. Este programa é destinado a atletas, treinadoras, treinadores, e membros das organizações esportivas e está dividido em dois cursos: um voltado para adultos e outro para jovens atletas, de 12 a 17 anos, da iniciação esportiva ao alto rendimento.

 

– Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) – para adultos

  • Carga horária: 30 horas.
  • Nível: básico.
  • Formato: a distância.

 

– Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens

  • Carga horária: 30 horas.
  • Nível: básico.
  • Formato: a distância.

 

 

*Devido à pandemia, todos os cursos em formato presencial serão realizados conforme as normas de saúde vigentes, podendo ser alterados, a qualquer momento, para o formato online.