CBLP conquista posição no Top 10 no Ranking de Transparência das Confederações Olímpicas Brasileiras

Estudo foi feito pela plataforma Gestão em Jogo e por alunos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), através da Liga de Administração Esportiva

 

28 de janeiro de 2020.

Por: Fato&Ação Comunicação

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) conquistou um importante índice sobre sua gestão. O Ranking de Transparência das Confederações Olímpicas Brasileiras, realizado em parceria entre a plataforma Gestão em Jogo e alunos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), através da Liga de Administração Esportiva, foi divulgado nesta semana, com a CBLP no Top 10 das entidades, em oitavo lugar.

O estudo teve como curador e revisor o professor Renan Barabanov. Ele é Mestre e Doutorando em Ciências Contábeis e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e Ciências Contábeis pela Fundação Santo André (FSA), e acumula passagens por empresas como Coca-Cola, Deloitte Auditoria, Editora Abril e Traffic Marketing Esportivo. Atua há mais de dez anos no segmento da educação e de cursos, treinamentos e palestras, com foco em governança e gestão esportiva em clubes de futebol profissional e é sócio da plataforma digital Gestão em Jogo.

No Ranking, a CBLP teve nota máxima nos seguintes itens: estatuto; cargos e salários; missão, visão e valores; competições; eleições; e, documentos. No total, a CBLP somou 36 pontos, ficando atrás apenas da CBHG (7°), CBRu e CBE (5°), CBVela (4°), CBV e CBAt (2°) e CBDA (1°). A diferença entre a CBLP e a CBDA, primeira colocada, foi de apenas cinco pontos.

“Ficamos muito contentes com este resultado. Queremos evoluir em alguns outros parâmetros. Itens como, o organograma, atualizado em dezembro, já devem refletir em futuros estudos”, explica o presidente da CBLP, Enrique Montero Dias.

O trabalho é fruto de uma importante parceria entre a plataforma Gestão em Jogo e a Liga de Administração Esportiva do Ibmec, duas organizações que visam contribuir para o crescimento da discussão da gestão esportiva no Brasil, profissionalizando o debate e oferecendo conteúdo de qualidade para profissionais, estudantes, fãs e interessados no tema. Para a confecção do ranking, o trabalho foi realizado em duas fases: a primeira consistindo na definição do instrumento de base para o levantamento das dimensões, enquanto a segunda tratou-se da efetiva pesquisa nos websites oficiais das entidades selecionadas como parte do escopo para comporem a primeira edição do ranqueamento. A amostra consistiu nas confederações esportivas brasileiras de modalidades que fazem parte do programa das Olimpíadas de verão.

O instrumento que serviu de referência consistiu em nove itens considerados essenciais para a caracterização do nível de transparência e prestação de contas das confederações esportivas, com a disponibilização de: demonstrações contábeis; estatuto; cargos e salários; organograma; missão, visão e valores; facilidade no acesso à informação; competições; eleições; e documentos oficiais.

O Ranking de Transparência das Confederações Olímpicas Brasileiras pode ser solicitado no perfil da plataforma Gestão em Jogo no Instagram: https://www.instagram.com/gestaoemjogo/

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com