Campeonato Mundial de Bogotá começa nesta segunda-feira, com corrida aberta para Paris 2024

Com a participação de sete pesistas brasileiros, competição que inicia na Colômbia nesta segunda-feira (5) retoma a normalidade, atraindo grandes nomes da modalidade

Laura Amaro defende o vice-campeonato mundial em Bogotá. Foto de Arquivo: Miriam Jeske/COB

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Campeonato Mundial Adulto de Levantamento de Pesos volta a receber os grandes nomes do esporte entre os dias 5 e 16 de dezembro, na colombiana Bogotá. A disputa contará com elevando nível técnico e com a participação de sete brasileiros, com diferentes expectativas e momentos de preparação. Porém, todos de olho nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

“Praticamente todos os nossos atletas garantiram recordes nacionais durante o ano”, informou o técnico Dragos Stanica. “Nosso objetivo número um de performance no Campeonato Mundial será bater recordes, o que vai deixá-los mais perto dos Jogos Olímpicos”, acrescentou. Porém, como é um começo de caminhada olímpica, cada atleta se encontra em um estágio diferente.

As expectativas de medalhas recaem basicamente sobre Nathasha Rosa na categoria até 49kg, que vem de grande temporada. Sua carga de entrada, 195kg, está 10kg abaixo da chinesa Zhihui Hou, a melhor colocada no ranking a participar do evento. Neste ano, Nathasha conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos e a prata nos Sul-Americanos. Sua prova acontece na terça-feira, dia 6, a partir das 18h30, no horário de Brasília (os horários estão sujeitos a alterações após a realização do Congresso Técnico, neste sábado).

Medalhistas em 2021, Laura Amaro e Amanda Schott podem surpreender novamente nas categorias 81kg e 71kg. Laura vem de um vice-campeonato e três recordes nacionais nos Jogos Sul-Americanos, em outubro. Compete no dia 14, a partir das 18h30. Amanda, que foi bronze nos Jogos Sul-Americanos, sobre à plataforma do Gran Carpa Américas Corferias no dia 12, com início da prova às 21h

Os demais brasileiros competem para melhorar as suas marcas e começar uma aproximação às cargas que os levarão ao pódio. É o caso de Emily Rosa, que mesmo competindo em uma categoria que não se classifica aos Jogos Olímpicos (45kg), que pode surpreender ou chegar bem próxima das marcas das medalhistas. Ela entra em ação na segunda-feira, dia 5, às 21h.

Luiza Dias (49kg) e Thiago Félix (61kg) têm como principais objetivos quebrar recordes nacionais, com Marco Túlio Gregório (96kg) almejando fazer uma boa competição e melhorar seus resultados pessoais. A campeã brasileira Luiza compete na terça-feira (6), às 12h. Thiago, que foi campeão da Copa Brasil ao alçar 261kg, sobe à plataforma na quarta-feira (7), às 13h30. Marco Túlio também vem de título na Copa Brasil, em novembro, com uma carga total de 320kg, competindo no dia 12, às 16h.

Em 2021, a competição teve ausência de algumas potencias da modalidade, por conta da pandemia. “Em Bogotá teremos as ausências da Rússia e Coréia do Norte, que são potências da modalidade. Mas efetivamente teremos um parâmetro muito bom para o que virá pela frente em Paris 2024”, avaliou Dragos. “Como é o primeiro passo para os Jogos Olímpicos de Paris, a quantidade e a qualidade dos atletas será muito grande”, concluiu o treinador da Seleção Brasileira.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com