Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos: Thiago Félix supera dores para conquistar título e Erick Wendel brilha soberano em Sete Lagoas

Primeiros campeões das disputas masculinas, atletas fizeram competição de alto nível nesta sexta-feira

Thiago Félix se emocionou ao final da prova em Sete Lagoas. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos teve início nesta sexta-feira (3), com cinco campeões adultos e mais sete na categoria sub-20. Entre as disputas masculinas adultas, dois atletas reinaram absolutos, no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), em Minas Gerais, nesta que é a primeira grande competição nacional da modalidade na temporada de 2022: Thiago Félix e Erick Wendel.

Thiago Felix levou para o Rio de Janeiro o ouro, um recorde pessoal e o índice para participar do Campeonato Mundial. Com 123 kg no arranco e 147 kg no arremesso, somou um total de 270 kg levantados. João Pedro Santos foi o medalhista de prata, levantando 216 kg, quatro a mais do que o terceiro colocado, Eduardo Ponte (212 kg).

Visivelmente emocionado, Felix relatou os percalços que teve ainda nesta temporada e que quase inviabilizaram sua participação no evento. “Há uma semana tive uma grave lesão e foi difícil chegar aqui”, descreveu o pesista. “Só de chegar aqui e conseguir fazer o índice para o Mundial, mesmo com dor, eu já me considero um vencedor, independente das conquistas que obtive”, desabafou.

Na prova para até 67 kg masculino, o medalhista de ouro foi Erick Wendel, soberano na prova. O carioca levantou um total combinado de 258 kg, sendo 115 kg no arranco e 143 kg no arremesso. A prata saiu para o paranaense Eduardo Junior, com 249 kg levantados. E o bronze ficou com João Victor Nascimento, atleta sub-20, que levantou um total de 238 kg e também ficou com o título da sua categoria.

“Comecei a prova tranquilo, dentro dos meus treinos de peso. Depois a minha meta passou a ser garantir o primeiro lugar”, descreveu o medalhista de ouro. “Quando garanti o ouro, parti atrás do recorde brasileiro, mas não deu. Independente disso, consegui dar o meu melhor e estou satisfeito”, festejou Soares.

Mais campeões no sub-20

Na categoria 61 kg masculino sub-20, Mateus Tavares de Oliveira levantou um total de 212 kg para faturar o ouro. Foram 97 kg no arranco e 115 kg no arremesso. A prata foi para Hugo Elbert Marinho (205 kg) e o bronze para Eduardo Ponte (188 kg).

No 73 kg masculino da mesma categoria, a disputa pela medalha de ouro foi acirrada. Ao final da prova, Marcus Vinicius do Nascimento conquistou o lugar mais alto do pódio ao levantar 237 kg, com 105 kg no arranco e 132 kg no arremesso. Gustavo Schmitz terminou em segundo, com 236 kg, enquanto Matheus do Carmo foi o terceiro, com 232 kg levantados.

Nos 81 kg masculino do Sub-20, a medalha de ouro ficou com o amazonense Pedro Atala. Combinando as provas de arranco (107 kg) e arremesso (130 kg), Atala levantou um total de 237 kg. Gabriel Portela foi prata, com um total combinado de 233 kg.

O Campeonato Brasileiro prossegue neste sábado, dia 4, com as disputas das categorias masculinas de 73 kg (Grupo A), 81 kg (Grupo B), 89 kg e 96 kg, além das femininas de 64 kg, 71 kg e 76 kg. O torneio tem transmissão na íntegra na página do Facebook da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (https://www.facebook.com/cblpesos).

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com