Brasileiros ficam em posições intermediárias no segundo dia de provas dos Jogos Pan-Americanos Júnior

Cayo Elcias, Lourdes Califrer e Victor Telles fazem boas apresentações, mas não sobem ao pódio; expectativa de medalhas é grande para a disputa de segunda-feira

Lourdes Califrer ficou em quinto lugar na prova de 64kg feminino. Foto: Reprodução Panam Sports Channel.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O segundo dia de provas do levantamento de pesos nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali, na Colômbia, teve os brasileiros realizando boas participações, mas sem subirem ao pódio. Cayo Elcias, Lourdes Califrer e Victor Telles ficaram em posições intermediárias nas disputas realizadas neste sábado (27), no Coliseo Ramón Elías López. Mas há uma boa expectativa por medalhas nas disputas de segunda-feira.

Se o domingo não terá brasileiros em ação, a segunda-feira terá a participação da atleta com resultados mais expressivos do país nas categorias de base nesta temporada: Taiane Justino, na categoria +87kg feminino. Dona de nove medalhas em três competições internacionais no segundo semestre (Pan-Americanos Sub-17 e Sub-20 e Mundial Sub-17), ela compete às 11h (de Brasília). Rafael Mendes, na categoria +109kg masculino, fechará a participação do Brasil, às 13h30.

O primeiro a ir para a plataforma neste sábado foi Victor Telles, na categoria 73kg masculino. Ele totalizou 261kg e ficou com a sexta colocação. A prova foi vencida pelo colombiano Juan Camilo Lopez, com a prata ficando para o cubano Edsinel Rondon e o bronze sendo conquistado pelo peruano Santiago Fernandez.

Telles iniciou com peso de 110kg no arranco, cumprindo a primeira tentativa. Subiu para 116kg na sequência, também finalizando o movimento com perfeição. Mas, na terceira vez, onde buscaria a marca de 120kg, não concluiu. No arremesso, o brasileiro começou com 140kg na barra, mas precisou de duas tentativas para realizar o movimento perfeito com 145kg.

Cayo Elcias foi o segundo a competir, já no final da tarde colombiana. Ele ficou em sétimo lugar na categoria 81kg masculino, com 271kg levantados, mesmo patamar obtido pelo chileno Pedro Zuñiga, que realizou o movimento antes e, por isso, ficou em sexto. A marca do brasileiro foi apenas dois quilos abaixo do quinto colocado, o porto-riquenho Yomar Camerón.

O atleta do Maranhão finalizou com sucesso as duas primeiras tentativas do arranco, com 115kg e 120kg, falhando na terceira, onde a meta era de 123kg. Ele começou mal no arremesso, quando não conseguiu levantar 145kg, mas se recuperou e cumpriu 146kg e 151kg. O equatoriano Ivan Ordoñez garantiu a medalha de ouro, com a prata sendo conquistada pelo mexicano Mauricio Facundo e o bronze ficando com o argentino Dante Pizzuti.

No final da noite, foi a vez de Lourdes Califrer, na categoria 64kg feminino. A brasileira levantou 176kg no total, ficando em quinto lugar. Falhou em sua primeira tentativa no arranco, com 72 kg, mas cumpriu o movimento com o mesmo peso na sequência e depois ampliou a marca para 76kg. No arremesso, conseguiu executar a primeira tentativa, de 100kg, com perfeição, mas não ampliou a meta estabelecida de 104kg nas duas idas seguintes à plataforma.

Nesta categoria, a medalha de ouro ficou com a atleta da casa, Julieth Quintero, que foi seguida pela mexicana Queysi Gonzalez e pela argentina Maria Casadevall.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com