Júlia Rodrigues, Marcella Piovesan, Matheus Pessanha e Taiane Justino serão os representantes do país em León, na Espanha
Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP
Com um time de bons valores da modalidade, o Brasil estreia neste sábado (21) no Campeonato Mundial Sub-20 de Levantamento de Pesos, em León, Noroeste da Espanha. Serão quatro representantes verde e amarelos nesta disputa: Júlia Rodrigues, Marcella Piovesan, Matheus Pessanha e Taiane Justino.
A equipe se preparou durante duas semanas no Centro de Alto Rendimento do Conselho Superior Deportes, em Madri. Com toda a infraestrutura possível, o objetivo foi realizar os ajustes necessários para que os atletas pudessem render o máximo na competição internacional, como explicou o técnico Alex Tozzi:
“Foi muito importante para reunir toda a delegação e fazer os últimos ajustes de técnica para a competição. Acho que nossos atletas chegam ao Campeonato Mundial mais preparados ainda. Todo o suporte que tivemos, tanto alimentação, quanto alojamento e a área de treinamento. Foi espetacular. Eles nos deram toda a assistência, além da troca de vivência que tivemos com a equipe espanhola, que também está no Mundial”.
A expectativa por grandes resultados é a melhor possível. Segundo Tozzi, o grupo tem tudo para conseguir seus melhores resultados individuais e alguns brigam diretamente pelo pódio.
“Eles chegam ao Campeonato Mundial para poder estabelecer seus melhores resultados. Estão todos preparados, muito bem fisicamente, tecnicamente, mentalmente, para poderem fazer os melhores recordes pessoais. As medalhas são possíveis, principalmente com a Júlia, o Matheus e a Taiane. A Marcella vem para poder tentar seu melhor resultado e, quem sabe, os recordes pessoais e nacionais, mas também não descartamos medalha, por mais que ela esteja no grupo B”, analisa, ressaltando que este pode ser o melhor Mundial brasileiro na categoria:
“A expectativa é que a gente saia daqui com mais medalhas do que nos outros Campeonatos Mundiais e, principalmente, com recordes nacionais, o que é importante para a evolução desses atletas. E temos aí uma boa equipe para poder fazer história”.
Grandes resultados
Dos quatro, Taiane é mais conhecida. No último Mundial, em 2023, mesmo debilitada fisicamente, conquistou duas medalhas de bronze. Pode ir além nesta edição. Neste ano, na Copa do Mundo Adulta, quebrou dez recordes em uma única participação, entre marcas nacionais e sul-americanas.
Matheus Pessanha vem crescendo muito nos últimos meses. No último Brasileiro, com apenas 18 anos, bateu o principal atleta de sua faixa de peso, Marco Túlio Gregório, na prova do arremesso, estabelecendo o novo recorde brasileiro, com 200kg levantados.
Julia Rodrigues tem várias conquistas continentais importantes. No último Pan-Americano e Sul-Americano Sub-20, ela trouxe seis medalhas, três de ouro e três de prata. Por sua vez, Marcella Piovesan é uma atleta que vem crescendo bastante na sua faixa de peso. Atual campeã brasileira sub-20, vem melhorando suas marcas pessoais a cada competição e pode surpreender na Espanha.
Confira a agenda da participação dos brasileiros horário de Brasília:
Sábado, 21 – 14h – até 59kg feminino – Grupo A – Júlia Rodrigues
Domingo, 22 – 8h – até 64kg feminino – Grupo B – Marcella Piovesan
Quinta-feira, 26 – 8h – até 102kg masculino – Grupo A – Matheus Pessanha
Sexta-feira, 27 – 8h – acima de 87kg feminino – Grupo A – Taiane Justino
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com