Brasil disputa Campeonato Pan-Americano Sub-20 na Colômbia, com expectativa de grandes resultados

Julia Rodrigues, Taiane Justino, Lourdes Califrer e Matheus Pessanha foram selecionados em avaliação técnica promovida pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos

Taiane Justino é uma das favoritas em Manizales. Foto: Miriam Jeske/COB

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Com quatro pesistas selecionados durante um processo de avaliação técnica realizado em fevereiro, o Brasil parte para a disputa do Campeonato Pan-Americano Sub-20 (Juvenil) na expectativa de obter resultados bem relevantes. Destaque para o time feminino, formado por Julia Rodrigues, Taiane Justino e Lourdes Califrer, que deve brigar pelo lugar mais alto do pódio em Manizales, na Colômbia. A competição começou na quarta-feira e segue até domingo (15).

Julia Rodrigues e Taiane Justino vêm de um período de treinamentos na Romênia, junto ao técnico Dragos Stanica. O país do Leste Europeu é referência na modalidade, especialmente no desporto feminino. “Nossa previsão é de que todos os atletas conquistem medalhas, com as meninas tendo condições de buscar a medalha de ouro”, adiantou Stanica.

“Será uma competição forte, mesmo com as ausências de Estados Unidos e Cuba. Em contrapartida, Venezuela, Equador e Colômbia irão com as suas equipes completas”, acrescentou o treinador. Julia é a primeira a competir, nesta sexta-feira (12), pela categoria até 59kg feminino, a partir das 16h (de Brasília). Nesta temporada, a pesista sub-20 bateu dois recordes nacionais adultos: 90kg no arranco e 197kg no total.

No sábado (13) sobem à plataforma Lourdes Califrer e Matheus Pessanha. Lourdes compete pela categoria até 71kg feminino e vem de uma prata e dois bronzes no último Campeonato Sul-Americano Sub-20. Ela entra em ação às 14h. Pessanha compete na categoria 89kg masculino, subindo à plataforma às 16h. Vem de uma medalha de prata no arranco, conquistada durante o último Campeonato Sul-Americano Sub-17.

No domingo (14), fechando a participação brasileira no evento, Taiane Justino vai atrás da medalha de ouro na categoria acima de 87kg, no feminino. Será na segunda-feira (15), com início da prova previsto para às 15h. Assim como Julia, Taiane foi medalhista no Campeonato Mundial Sub-17, ocorrido em 2021, desembarcando na Colômbia com o favoritismo na sua faixa de peso.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com