Avaliação Técnica da CBLP, no Rio de Janeiro, seleciona atletas para competições internacionais

Categorias adulto, sub-17 e sub-20 foram avaliadas visando Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial

Matheus Pessanha foi um dos destaques na Avaliação. Foto de Arquivo: João Guilherme Arenazio/Light Press/CBLP.

 

Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Selecionar atletas visando as competições internacionais de 2024. Este foi o objetivo da Avaliação Técnica realizada nesta sexta-feira (1) pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), conjuntamente à disputa da Copa Santa Luzia, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, na Freguesia, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

Foram avaliadas as categorias adulto, sub-20 e sub-17 – masculino e feminino. As marcas obtidas serão consideradas pela CBLP, por um período de 6 meses, para futuras convocações das seleções nacionais. A coordenadora técnica da CBLP, Liliane Menezes, explicou os critérios e o formato da avaliação.

“Temos feito essa avaliação repetidamente a cada ano. Ela nos mostra o nível de cada atleta e abrange somente àqueles que possuem um alto índice. É importante que esses atletas já sejam selecionados visando os eventos internacionais para que possam focar na preparação”, disse Liliane, enumerando as competições:

“Teremos neste primeiro semestre, na categoria sub-17, o Mundial e o Campeonato Pan-Americano. Já na sub-20, o Pan-Americano. Este evento é de busca de índices para essas competições. Já no adulto, o Sul-Americano ainda não está previsto, mas já estamos nos antecipando no que diz respeito à montagem da equipe”, completou.

Atletas classificadas na categoria sub-17, Isanelly Cristina e Anna Carolina Mendes estavam radiantes. Elas falaram sobre suas expectativas para as competições que disputarão defendendo o Brasil no Pan-Americano e também no Sul-Americano da categoria.

“Estou muito feliz. É gratificante ser selecionada, são os índices que eu gostaria de obter. Agora, é pegar firme nos treinos para fazer boas participações”, festejou Isanelly.

“Ainda não conhecemos nossas adversárias, mas estou muito animada. Espero que possamos levantar muito peso nessas competições. O nosso esporte é de superação”, completou Anna Carolina.

Entre os rapazes, também foram selecionados atletas para a disputa do Pan-Americano e do Sul-Americano Sub-20, ambos na Colômbia. Gabriel Portela foi um deles, e deixou clara sua satisfação por ter obtido sucesso na disputa para representar o país.

“Muito satisfeito por ter conseguido o índice. Espero poder representar bem o Brasil. Estou voltando para São Paulo para pegar pesado nos treinos, fazer muitas repetições para ficar. É preciso estar 100% ficados nos treinamentos”, disse Gabriel.

Pessanha se destaca

Um dos destaques da Avaliação Técnica foi Matheus Pessanha. Mais promissor jovem atleta brasileiro da modalidade no masculino, ele bateu recorde em sua categoria, com 195kg no arremesso, e está classificado para todos os torneios da temporada. “Foi um grande dia. Peguei carga muito alta, estou subindo de categoria e isso ajudou na minha evolução. Tivemos um ritmo forte de treinos e agora vai aumentar ainda mais. Tenho consciência de que minha evolução foi rápida, estou feliz de ter chegado a esse nível”, declarou.

Felipe Dias, por sua vez, garantiu classificação tanto para o Pan quanto para o Sul-Americano Sub-20, e ficou muito satisfeito com o resultado. Assim como Christian Lacerda, que garantiu vaga no Campeonato Sul-Americano.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com