Brasileira ganha troféu de Melhor Atleta do Mundial Sub 17, em Lima

Primeira atleta brasileira a conquistar medalha em Campeonato Mundial Sub 17 de Levantamento de Pesos, Emily Rosa Figueiredo, 17 anos, também ganhou o Troféu Mídia IWF de Melhor Atleta Feminina da competição. O prêmio foi entregue na cerimônia de encerramento do evento, realizada ontem (12), em Lima, no Peru. O Mundial Sub 17 reuniu 98 pesistas no feminino e 90 no masculino, com idade até 17 anos, representando 28 países.   No primeiro dia de disputas, quarta-feira (8), a brasileira, que é fluminense de Nova Iguaçu, faturou duas medalhas de bronze, na categoria até 44kg: no arranco (85kg) e no total (145kg).  No masculino, o Troféu Mídia IWF de Melhor Atleta foi conquistado pelo ucraniano Igor Obukhov.

Também foram eleitos os melhores competidores, escolhidos pelos próprios atletas, e os premiados com os troféus foram, no feminino, Tatyana Kapustina, e no masculino, Igor Son, ambos do Cazaquistão.

Na classificação por equipes femininas, o Mundial Juvenil teve China, em primeiro lugar; Rússia, em segundo; Estados Unidos, em terceiro; México, em quarto; Equador, em quinto; e Peru, em sexto.  Já no masculino, o ranking do primeiro ao sexto colocados ficou assim: México, Peru, Rússia, Estados Unidos, Polônia e Coreia.

A cerimônia de encerramento do Mundial Sub-17 de Levantamento de Pesos, que foi disputado de 8 a 12 de abril, no María Angola Hotel e Centro de Convenciones, em Lima, contou com a presença  do vice-presidente da IWF ( Federação Internacional de Levantamento de Pesos), Sam Coffa; do membro da IOC, Ivan Dibos; e do presidente do Comitê Olímpico Peruano e da Federação Peruana e também vice-presidente da IWF, Jose Quiñones.

Além das duas medalhas de Emily, o Brasil conquistou outras quatro, na categoria 48 kg, com a também fluminense Aline Facciola, 15 anos (ouro no arranco e prata no total) e a mineira Luana Madeira (prata no arranco e bronze no total).

Até esta edição 2015 do Mundial Sub 17, o Brasil havia conquistado medalhas em Campeonatos Mundiais de Levantamento de Pesos somente em 2010, quando Fernando Reis ficou em terceiro lugar no Mundial Júnior, no arranco da categoria 105kg.

Emily Ferreira também ganhou o Troféu de Melhor Atleta do Mundial Sub 17
Emily Figueiredo também ganhou o Troféu de Melhor Atleta do Mundial Sub 17