Após oito anos, irmãos Gregório voltam juntos aos Jogos Pan-Americanos em busca de medalhas

Marco Túlio tenta confirmar boa fase em eventos continentais; Mateus terá retomada de sua trajetória em Santiago, no Chile

Mateus Gregório volta ao Pan após oito anos distante. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

No esporte, não chega a ser incomum vermos irmãos praticando a mesma modalidade e, às vezes, chegando a integrar a mesmo time ou seleção. E na equipe de Levantamento de Pesos do Brasil que disputará os Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile, a partir da próxima semana, há um caso assim: Marco Túlio Gregório (categoria até 96kg) e Mateus Gregório (categoria Super Pesado) serão dois de nossos representantes na busca por medalhas. Após oito anos, eles estarão juntos em um Pan novamente.

Mineiros da interiorana cidade de Viçosa, nascidos em 1991 e 1993, respectivamente, Marco Túlio e Mateus tiveram sua iniciação na modalidade sob orientação técnica da ex-atleta olímpica Maria Elisabete Jorge (Bete do Peso, primeira brasileira a competir nos Jogos Olímpicos na modalidade, em Sydney-2000). Mostrando talento, ambos galgaram etapas e, por suas participações em campeonatos e seletivas, foram selecionados pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) para integrar as equipes nacionais.

Daí, uma história de medalhas passou a ser escrita por ambos no âmbito das Américas. Apesar de alguns percalços, como a suspensão de Mateus pela IWF em 2018, os irmãos Gregório são referência no masculino no levantamento de pesos do Brasil. Técnico da equipe verde-amarela no Pan de Santiago, Dragos Stanica acredita numa boa performance de ambos na competição.

Marco Túlio

Dois anos mais velho que Mateus, Marco Túlio Gregório atravessa um ótimo momento. No último Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputado em Bariloche (Chile), em março deste ano, conquistou uma medalha de ouro e duas de prata na categoria até 96kg. Ano passado, faturou bronze nos Jogos Sul-Americanos, disputados no Paraguai.

Santiago não será a primeira participação de Marco Túlio em Jogos Pan-Americanos. Ele esteve em Toronto, no Canadá, em 2015 (terminou em 5º lugar), e em Lima, no Peru, em 2019 (ficou na 7ª colocação em sua categoria). Agora, o objetivo é conquistar um lugar no pódio.

“Me sinto honrado e muito feliz de estar fazendo parte deste grande evento, os Jogos Pan-Americanos. Em 2015, em Toronto, quando obtive meu melhor resultado nesta competição, não consegui fazer bons treinos e, na hora de competir, tive que mostrar superação em tudo”, disse Marco Túlio, que ficou perto da medalha que anseia conquistar em Santiago.

Mateus

Mais novo que o irmão, Mateus Gregório também possui história no levantamento de pesos brasileiro. Na antiga categoria até 105 kg, foi medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano/Evento-teste Rio 2016 e no Campeonato Pan-Americano 2016 (arranco), na Colômbia; medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-CAN 2015 e no Campeonato Sul-Americano 2015, no Peru; além de vice-campeão brasileiro em 2015.

Integrante do Time Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Mateus foi suspenso, dois anos depois, pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF). Agora, o brasileiro voltará a participar dos Jogos Pan-Americanos. E quer recuperar o tempo perdido.

“Voltar aos Jogos Pan-Americanos, para mim, está sendo uma realização. Após passar pelo que passei, pensei em desistir várias vezes do esporte, do que eu amo. Mas agora é focar em fazer um grande trabalho, vamos para cima”, disse Mateus, completando:

“Minha melhor lembrança dos Jogos Pan é de 2015, quando conquistei prata na categoria até 105kg, que não existe mais – agora, vou participar da Super Pesado. Antes de viajar para Santiago, coloquei aquela medalha no peito e perguntei a mim mesmo se agora não viria mais uma… Vou fazer o máximo para que isso aconteça. Me sinto muito bem e muito feliz por voltar ao convívio com o pessoal da Seleção. A meta é conquistar medalha, vamos colocar o trabalho em ação”, concluiu.

Equipe

A equipe de levantamento de pesos do Brasil já está no Chile, treinando para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Além dos irmãos Gregório, fazem parte da equipe brasileira o outro integrante do time masculino é Thiago Félix, campeão nos Jogos Sul-Americanos no Paraguai, ano passado, na categoria até 61kg.

No feminino, a equipe tem Laura Amaro (vice-campeã mundial dos 81kg feminino em 2021, no Uzbequistão, e quinta colocada no Mundial de Riad); Amanda Schott (medalhista de bronze no Mundial de 2021, quando competia na categoria até 87kg); e Eduarda Morais (recordista brasileira na categoria até 59kg). O treinador é o romeno Dragos Stanica. O palco da modalidade, cuja disputa ocorre de 21 a 24 deste mês, será o Ginásio Chimikowe, em Peñalolén, comuna de Santiago.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com