Amanda Schott fecha o Campeonato Pan-Americano na sétima colocação

Pesista brasileira competiu contra atletas de seis países, levantando 224kg na prova vencida pela equatoriana Angie Palácios Dajomes, com 248kg combinados

Amanda Schott é medalhista mundial. Foto de Arquivo: Gaspar Nóbrega/COB

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Competindo nesta quinta-feira (30) pelo Campeonato Pan-Americano Adulto, em Bariloche (Argentina), Amanda Schott terminou a prova da categoria até 71kg feminino na sétima colocação. Competindo com pesistas de Cuba, Estados Unidos, Equador, Venezuela, México e Canadá, a brasileira levantou um total combinado de 224kg.

Amanda ergueu 101kg na primeira tentativa do arranco, sem maiores dificuldades. Seu segundo intento foi para 105kg, mas não conseguiu completar o movimento. O mesmo ocorreu na terceira tentativa, para a mesma carga, fechando a prova na sétima colocação, empatada com a canadense Alexis Ashworth, levando desvantagem nos critérios de desempate.

A prova de arranco teve como vencedora a equatoriana Angie Palácios Dajomes, com seus 111kg. A medalha de prata acabou nas mãos da norte-americana Katherine Nye, que levantou 110kg. Também norte-americana, Olivia Reeves foi bronze, com a carga de 108kg.

A prova de arremesso começou bem para a brasileira, que levanto com sucesso 123kg. Sua segunda tentativa foi para 128kg, conseguindo elevar a carga acima da cabeça, porém não conseguiu estabilizar as pernas na sequência. Novamente buscou a marca de 128kg na terceira tentativa, mas desta vez não conseguiu finalizar o movimento final.

Terminou a prova na sétima colocação. O ouro desta prova foi para o fenômeno norte-americano Olivia Reeves, atleta sub-20, que levantou 139kg. Com 138kg, sua compatriota Katherine Nye foi prata, enquanto Angie Palácios Dajomes, do Equador, levou o bronze no arremesso com 137kg.

No peso combinado, a medalha de ouro ficou com a equatoriana Angie Palácios Dajomes, com 248kg. A mesma carga obtida por Katherine Nye, dos Estados Unidos, que levou a prata nos critérios de desempate. Já Olivia Reeves, dos Estados Unidos, faturou o bronze com sua carga total de 247kg.

Os brasileiros voltam à plataforma em Bariloche nesta sexta-feira, dia 31, fechando a participação nacional no evento válido pelo ciclo olímpico. Laura Amaro compete às 13h, pela categoria até 81kg feminino, tendo como carga de entrada 240kg. E Marco Tulio Gregório disputa a competição da categoria até 102kg masculino a partir das 16h, com carga de entrada em 355kg.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com