Carioca brilhou na categoria até 40kg, é campeã na prova do arremesso e no total e agora tem recorde mundial homologado pela Federação Internacional

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP
O Campeonato Mundial Sub-20 e Sub-17 de Levantamento de Pesos não poderia começar de forma mais perfeita para o Brasil! A carioca Isanelly Cristina, de apenas 14 anos, brilhou intensamente nesta quarta-feira (30), em Lima, no Peru, onde se sagrou campeã mundial pela primeira vez, na categoria sub-17.
Pela primeira vez, pois não é exagero pensar que muitos outros títulos podem surgir para uma atleta que ainda tem mais três anos no sub-17. Ela conquistou medalha de ouro no arremesso (77kg) e no total (134kg). A marca do arremesso é o novo recorde mundial. E ela ainda ficou com um bronze no arranco (57kg).
Isanelly já havia conquistado esta marca, no dia 18 de outubro do ano passado, quando levantou 77kg no arremesso do Campeonato Brasileiro Sub-17, no Centro de Referência Esportiva da Mangueira, no Rio de Janeiro. Porém, a competição não era homologada pela Federação Internacional de Levantamento de Pesos para recordes mundiais. Desta vez, não teve jeito. O mundo conheceu Isanelly definitivamente.
A ela não começou bem a prova. Esteve perto de ser desclassificada no arranco, falhando duas vezes, com 56kg e 57kg. Somente na terceira tentativa, novamente com 57kg, conseguiu êxito, ficando com a medalha de bronze. A marca iguala seu melhor resultado, também obtido no Brasileiro Sub-17 de 2024. A filipina Althea Bacaro conquistou o ouro (58kg) e a turca Ecrin Naz Sahin faturou a prata, também com 57kg, mas obtidos antes de Isanelly.
No arremesso, Isanelly subiu à plataforma disposta a entrar para a História. Foi a última a entrar, depois que todas as outras já haviam feito as três tentativas. Iniciou com 73kg, garantindo o ouro no exercício. Depois subiu para 75kg, assegurando o ouro no total. Faltava o recorde mundial, que veio na tentativa seguinte, com 77kg. A emoção tomou conta da talentosa brasileira.
“Eu estou muito feliz, pois eu não imaginava que seria uma experiência tão boa. Adorei a estrutura do lugar, é tudo muito bonito. E eu tenho que agradecer a Deus, primeiramente, porque eu estou aqui. E só comemorando, estou muito feliz com esse recorde mundial. Eu tinha em pensamentos, somente. Mas esperar, esperar, não esperava”, disse, já projetando os próximos desafios:
“Esse ano a gente tem uma nova categoria, a 44kg. E a gente está planejando fazer o máximo que der, uns 95kg. Eu confio em mim mesma, então é só treinar bastante pra chegar”.
A indiana Jyoshna Sabar ficou com a prata no arremesso (72kg) e Althea Bacaro faturou o bronze (72kg). No total, Althea foi prata (130kg), com Jyoshna em terceiro (128kg).
O Brasil tem novas chances de medalhas nesta quinta. Emily Kuster compete no sub-17, na categoria até 55kg, a partir de 15h30. Pouco depois, às 18h, é a vez de Julia Satyro subir à plataforma, na categoria até 49kg do sub-20. O canal da Federação Internacional de Levantamento de Pesos no YouTube (https://www.youtube.com/@IWFmedia) transmite o evento ao vivo.
Confira a programação completa dos brasileiros na sequência do Mundial (Horários de Brasília):
QUINTA-FEIRA, 1°
15h30 – Categoria até 55kg Feminino – Grupo B – Sub-17 – Emily Kuster
18h – Categoria até 49kg Feminino – Sub-20 – Julia Satyro
SEXTA-FEIRA, 2
18h – Categoria até 73kg Masculino – Sub-20 – João Victor Nascimento
20h30 – Categoria até 64kg Feminino – Sub-20 – Marcella Piovesan
SÁBADO, 3
18h – Categoria até 71kg Feminino – Sub-20 – Stephany Assis
DOMINGO, 4
18h – Categoria até 102kg Masculino – Sub-20 – Matheus Pessanha
18h – Categoria até 81kg Feminino – Sub-20 – Laila Grimaldi
SEGUNDA-FEIRA, 5
14h – Categoria acima de 109kg Masculino – Sub-20 – Cristhian Izaías
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com