Sala de Treinamento e Força do Centro Esportivo da UFMG é reinaugurada e será base da Seleção Brasileira de levantamento de pesos

Local foi reformado em parceria com a CBLP e tem equipamentos de última geração para melhor performance dos atletas brasileiros

Momento da inauguração da Sala. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP

Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Um projeto grandioso, com o objetivo de melhorar a performance dos atletas da Seleção Brasileira e a integração com uma instituição acadêmica das mais respeitadas do país. A Sala de Treinamento e Força da Universidade Federal de Minas Gerais foi reinaugurada nesta segunda-feira (22), em parceria com a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP). O local será base de preparação da Seleção Brasileira da modalidade.

A solenidade de reinauguração contou com a presença do ex-presidente da CBLP, que iniciou as conversas com a UFMG em 2022, Enrique Montero Dias, que representou o presidente Ranier Rezende; da supervisora de educação e esportes da CBLP, Alessandra Cavalieri; da vice-diretora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade, Danielle Pereira; e do diretor do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade, Maicon Albuquerque. O técnico das categorias de base da Seleção Brasileira, Alex Tozzi, e os atletas Laura Amaro, Taiane Justino e Thiago Félix também compareceram e foram os primeiros a experimentar a nova estrutura.

O local tem 310 metros quadrados e conta com equipamentos moderníssimos fornecidos pela CBLP e seu patrocinador, a Eleiko. Alguns destes equipamentos serão utilizados nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. Em uma próxima etapa, está sendo realizada a montagem do laboratório de biomecânica, que contará com o corpo docente da UFMG para realização de ações técnico-científicas do levantamento de pesos (análise cinética e cinemática da modalidade).

“As conversas iniciaram em 2022 – ainda estávamos usando máscaras na pandemia. Pessoalmente, mediei essa conversa, pois toda minha formação acadêmica foi realizada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Em junho de 2023, assinamos o protocolo de intenções. E agora conseguimos inaugurar este espaço. Vamos ter os mais renomados equipamentos na área de treinamento de força, todos homologados pela Federação Internacional, dentro de uma das melhores universidades do Brasil”, comemora Alessandra Cavalieri.

O protocolo de intenções foi chancelado em junho de 2023, pelo então presidente da CBLP, Enrique Montero Dias, o diretor da EEFFTO na época, Gustavo Pereira Côrtes, e o diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG na ocasião, Sérgio Teixeira da Fonseca. O objetivo era desenvolver projetos envolvendo diferentes processos associados ao treinamento de atletas de alto rendimento como também de formação de atletas jovens da modalidade.

Vale lembrar que o Centro de Treinamento da Universidade já recebeu a equipe inglesa de levantamento de pesos, que realizou sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Agora, será a vez dos atletas da Seleção Brasileira poderem usufruir da estrutura, muito mais moderna. Além das instalações, a UMFG colocou à disposição da CBLP suas equipes de nutrição, enfermagem, psicologia, medicina esportiva e fisiologia do esporte.

Equipe já começa a trabalhar

Pouco depois da inauguração, os atletas já começaram a experimentar o novo espaço, realizando o primeiro treino. Laura Amaro, Taiane Justino e Thiago Félix, todos com expressivos resultados internacionais e brigando por vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, aprovaram o novo espaço e ficaram impressionados com a estrutura montada pela CBLP no espaço da UFMG.

“É um orgulho para mim, que sou atleta olímpica de levantamento de pesos, ter mais uma sala inaugurada, com essa proposta de excelência também, com esse aporte da Universidade Federal e toda essa estrutura multidisciplinar. O levantamento de pesos do Brasil merece, é realmente uma estrutura bonita”, comentou Laura Amaro, umas das representantes do país nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“É muito importante para a gente ter um centro, de fato, nacional, sendo inaugurado em Minas Gerais. Vamos ter muitos benefícios para o estado e também para a nossa Seleção. A gente vai conseguir oferecer os melhores equipamentos para a modalidade, reunir os atletas aqui, realizar alguns campings e outros eventos dentro da UFMG, com a melhor estrutura. Teremos outras oportunidades na parte multidisciplinar, na parte científica e isso é muito bom para a evolução do levantamento de pesos do Brasil, como acontece em outros países no mundo”, explica o técnico Alex Tozzi.

Mauro Chagas, professor da EEFFTO, ressaltou os benefícios que essa parceria trará para a UFMG: “Vejo com bons olhos essa parceria com a Confederação, porque ela está trazendo para cá mais uma modalidade e isso pode proporcionar o desenvolvimento de várias ações relacionadas ao aspecto de ensino, formação de treinadores, formação de preparadores físicos voltados para essa modalidade, assim como também a própria UFMG estaria usufruindo dessa estrutura que a Confederação Brasileira do Levantamento de Pesos vem oferecer. Então, no final das contas, é um casamento que ambas as partes vão usufruir muito dessa interação”.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com