Josué Lucas pulveriza recordes; Jhonathan Guillen, Rafael Gaspar e Matheus Reis também conquistam ouro no segundo dia do Brasileiro

Atleta da categoria até 73kg foi o grande destaque masculino do sábado, quando estabeleceu três recordes nacionais consecutivos

Josué Lucas vibra com o grande desempenho no Brasileiro. Foto: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Pulverizando recordes, Josué Lucas foi o grande destaque masculino deste sábado (4), segundo dia do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos, competição que acontece no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), em Minas Gerais. Recordista brasileiro da categoria até 81 kg, ele topou o desafio de baixar o peso para disputar a categoria até 73 kg, onde visualiza um cenário mais promissor em Campeonatos Mundiais.

Não foi fácil bater o novo peso e, durante os seis meses de dieta, por várias vezes pensou em desistir da mudança. Mas acabou recompensado por todo o seu esforço. Não só faturou o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro, como colecionou três recordes nacionais da categoria. Foram 140 kg no arranco, 14 kg a mais que o recorde anterior; 170 kg no arremesso, 18 kg acima do recorde anterior; além da marca recorde de 310 kg levantados no combinado.

“Estou muito feliz com o resultado de hoje”, festejou. “Foi uma trajetória muito difícil, com mudança de categoria, mas graças a Deus estou aqui para fazer esse show para todo mundo. É uma vitória pessoal”, descreveu o pesista que teve ao seu lado no pódio o medalhista de prata Lucas dos Santos (282 kg) e o medalhista de bronze Jonathan Gomes (270 kg).

Com 273 kg combinados, o vibrante Jhonathan Guillen conquistou a medalha de ouro da categoria até 81kg. Victor Zomer ganhou a medalha de prata, com 266 kg no total, enquanto Victor Amazonas Telles ficou com o bronze, após levantar 265 kg. Guillen quase ficou fora desta edição do Campeonato Brasileiro, mas de última hora conseguiu viabilizar a inscrição e a viagem desde Belém (PA). “Eu peguei todas essas dificuldades e obstáculos e transformei em energia para ganhar a competição”, confessou.

Mesmo sentindo um desconforto na virilha, Rafael Gaspar levantou um total combinado de 293 kg e ficou com a medalha de ouro da categoria até 89 kg em Sete Lagoas. Lucas Alencar foi o medalhista de prata, com 290 kg no total, enquanto Cayo Rocha faturou o bronze com 277 kg. “É muito bom ser campeão brasileiro”, confessou Gaspar. No sub-20, ouro para Gabriel de Moura (296 kg), prata para Cayo Rocha (277 kg) e bronze para Felipe Dias (276 kg).

Após fazer uma vaquinha para participar do Campeonato Brasileiro, sua primeira competição, o baiano Matheus Reis conquistou a medalha de ouro na categoria até 96 kg masculino. Ex-jogador de futebol, migrou para o crossfit e abraçou o levantamento de peso há pouco mais de um ano e meio. Autodidata, levantou um total de 286 kg, sendo 128 kg no arranco e 158 kg no arremesso.

Nesta categoria, o grande favorito da disputa era Marco Túlio Gregório. O atleta apostou alto em buscar um grande resultado, iniciando a sua tentativa do arranco com 170kg de peso. Porém, falhou nas três tentativas e foi desclassificado da disputa. Com 274 kg, Felipe dos Santos ficou com a medalha de prata, enquanto o bronze foi para David Maikel, com 255 kg combinados. No sub-20, Tulio Mello competiu contra si mesmo e levantou um total de 212 kg, ficando com a medalha de ouro.

O Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Adulto e Sub-20 encerra neste domingo (5), com as disputas das categorias 102 kg, 109 kg e +109 kg no masculino, além do 81 kg e +87 kg no feminino. O torneio tem transmissão na íntegra na página do Facebook da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (https://www.facebook.com/cblpesos).

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com