Jaqueline Ferreira fica em 12° lugar na disputa da categoria 87kg feminino dos Jogos Olímpicos

Pesista brasileira não atingiu grandes índices em Tóquio, mas estava agradecida do mesmo jeito: “Chegar até aqui já foi uma vitória”

02.08.2021 – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 – Levantamento de Pesos Feminino. Categoria 87kg. Na foto, a atleta Jaqueline Ferreira. Foto: Wander Roberto/COB

 

2 de agosto de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

A pesista carioca Jaqueline Ferreira terminou em 12° lugar na categoria até 87kg feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta, de 34 anos, competiu na noite de domingo (1º) e madrugada de segunda-feira (2), no Fórum Internacional de Tóquio, em sua terceira participação olímpica. No arranco, ela marcou 100 kg, e, no arremesso, levantou 115 kg, somando um total de 215 kg com os dois exercícios.

O peso de entrada de Jaqueline no arranco foi definido para 95kg. Com isso, ela foi a segunda de sua categoria a subir na plataforma. Na primeira tentativa, porém, a brasileira não teve sucesso: ao abaixar para pegar o peso, ergueu acima de sua cabeça, mas não conseguiu se levantar. Já em sua segunda investida, porém, teve mais concentração ao subir na plataforma, incentivada pelas orientações do técnico Dragos Stanica. Novamente com 95kg, ergueu o peso com muita técnica e tranquilidade, completando o movimento com sucesso.

Por não ter completado a primeira tentativa, precisou pular dos 95kg diretamente para os 100kg. Caminhou até a plataforma com o semblante sério, novamente ouvindo os gritos de incentivo de seu técnico. “Sai compacto, Jaque! Sai junto, direção!”, orientava Stanica. Jaqueline então segurou a barra e ergueu o peso acima da cabeça, cravando com força os dois pés no chão. A brasileira se manteve agachada no tempo certo, concentrada, até finalizar o movimento novamente com sucesso.

No entanto, concluindo suas duas primeiras tentativas, a espanhola Lidia Perez foi a primeira colocada no arranco, depois de levantar 103kg. A sul-coreana Yeounhee Kang veio na sequência, também com 103kg, levantados em sua terceira tentativa. Depois de erguer os 100kg, Jaqueline ficou com a terceira colocação no exercício.

Já no arremesso, a atleta do Brasil escolheu o peso de 115 kg para sua primeira investida. Enquanto se posicionava na plataforma, o técnico Dragos Stanica seguia passando suas instruções. “Trabalha bem o cotovelo, faz fácil, Jaque!”, afirmava. Jaqueline pareceu ter ouvido: não demonstrou dificuldades para concluir os movimentos. Encaixou o peso nos ombros e segurou por alguns segundos, antes de levá-lo acima de sua cabeça.

Na segunda tentativa, foi direto para os 124 kg mas, desta vez, não foi feliz e não concluiu. O mesmo aconteceu na investida seguinte: novamente com 124 kg, posicionou o peso em seus ombros, mas não conseguiu finalizar o exercício. Jaqueline até ergueu a barra, com o joelho flexionado, mas não pode esticar as duas pernas e finalizar a investida com sucesso. Ao fim, porém, agradeceu as palmas dos demais participantes no ginásio e acenou com um coração, feito com as mãos, para as câmeras no Fórum Internacional de Tóquio.

A primeira colocada do arremesso no grupo B foi Yeounhee Kang, que levantou 128 kg. Em segundo lugar, ficou Clementine Noumbissi, com 125 kg e, em terceiro, Lidia Perez, que se machucou após a primeira tentativa e terminou com 122 kg. Jaqueline ficou na quarta colocação com os 115 kg levantados em sua investida inicial.

“Esperava um pouco mais da participação, mas foi dentro do que treinamos, por conta de lesões, stress de classificação. Eu sabia que não dava para tentar grandes marcas. No arremesso, foi um risco que a gente correu, pois não fiz mais de 120kg nos treinos. Estava buscando mais uma colocação, mas não conseguimos. Toda a classificação foi bem conturbada, com mudanças de critérios. Mas chegamos até aqui, já foi uma vitória, diante de um ciclo tão complicado com uma pandemia, com uma doença circulando, tudo fechando. Estar viva já uma grande vitória”, disse Jaqueline.

Classificação

Com isso, a classificação final do grupo B teve Yeounhee Kang em primeiro, com o total de 231 kg, seguida por Lidia Perez, que somou 225 kg. A terceira colocada foi Clementine Noumbissi, de Camarões, com 224 kg. Jaqueline Ferreira ficou com a quarta posição e terminou com o total de 215 kg. Após os resultados do grupo A, a chinesa Wang Zhouyu venceu a prova, com 120kg no arranco, 150kg no arremesso e 270kg no total. As duas colocações seguintes ficaram com latino-americanas: prata para a equatoriana Tamara Arce e bronze para a dominicana Crismery Peguero.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com