Felipe Dias levanta três ouros no Campeonato Sul-Americano Sub-17

Em Lima, pesista brasileiro brilhou na categoria até 89kg; além dele, Gabriel Moura e Matheus Pessanha também medalharam nas competições de base

Felipe Dias garantiu excesso de bagagem com três medalhas. Foto de Arquivo: Washington Alves/LightPress/CBLP.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O dia para o levantamento de pesos brasileiro em Lima foi de muitas medalhas. A capital peruana está sediando de forma simultânea os Campeonatos Pan e Sul-Americano de base, com quatro competições ocorrendo de forma concomitante na Vila Desportiva Nacional. O destaque foi Felipe Dias, que obteve três medalhas de ouro na categoria 89kg. Além dele, medalharam Matheus Pessanha e Gabriel Moura, este em duas competições. Todos os atletas fizeram suas tentativas na sexta, mas precisaram aguardar o final das provas deste sábado para comemorarem.

Disputando o Campeonato Sul-Americano Sub-17, Felipe Dias alçou 127kg no arranco e 160kg no arremesso, combinando um total de 287kg. Foi o primeiro colocado nas três provas, válidas pela categoria 89kg, levantando também três medalhas de ouro para o Brasil. “São as minhas melhores marcas e quero agradecer todos que estão envolvidos na minha preparação”, festejou.

O pesista cita o fato de ter quebrado em Lima os seus próprios recordes brasileiros sub-17, 125kg no arranco, 153kg no arremesso e 278kg total, que havia construído no decorrer deste ano. “Estou muito feliz construindo esses resultados. São os mais altos da carreira e quero continuar competindo neste nível, representando o Brasil no Campeonato Pan-Americano e no Mundial”, acrescentou.

Na mesma prova, Matheus Pessanha começou bem no arranco, levantando 124kg, conquistando a medalha de prata. Porém, sentiu o músculo posterior da coxa na primeira tentativa do arremesso, desclassificou na prova e, por sequência, no peso total.

E na mesma categoria de peso (89kg), Gabriel Moura disputou duas competições de forma simultânea, conquistando cinco medalhas. As marcas de 135kg no arranco, 165kg no arremesso e 300kg no total lhe valeram três pratas no Campeonato Sul-Americano Sub-20 e dois bronzes no Campeonato Pan-Americano Sub-20 (arranco e total).

Além deles, estiveram em ação Cayo Elcias e Beatriz Martinho, ambos pelo Campeonato Sul-Americano Sub-20. Competindo na categoria 81kg, Cayo obteve as marcas de 120kg no arranco (7°), 152kg no arremesso (8°) e 272kg no total (7°). Beatriz participou da prova na categoria 87kg, marcando 85kg no arranco (5º), 100kg no arremesso (5º) e 185kg no total (5º).

As competições prosseguem neste domingo (23), na Villa Desportiva Nacional de Lima. O evento tem transmissão pelo canal da Federação Pan-Americana de Levantamento de Pesos no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/c/panampesas.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com