Emily Figueiredo e Gabriel Silveira disputam o Campeonato Mundial Júnior da Geórgia

Mundial Júnior da Geórgia terá dois atletas brasileiros
Mundial Júnior da Geórgia terá dois atletas brasileiros

A carioca Emily Rosa Figueiredo, 18 anos, e o belo-horizontino Gabriel Fernandes Silveira, 19 anos, são os representantes do Brasil no Campeonato Mundial Júnior de Levantamento de Pesos, que acontece de 26 de junho a 2 de julho no Sport Palace, em Tbilisi, na Geórgia.  A competição integra o calendário de eventos da Federação Internacional (IWF – International Weightlifting Federation, em inglês) e reunirá os melhores atletas do mundo de até 20 anos de idade.

 

Atual campeã brasileira Sub 20 da categoria 48 kg, Emily faturou, em abril último, três medalhas de bronze no Campeonato Pan-americano Júnior.  No ano passado, disputou o Mundial Sub 17, conquistando a medalha de bronze nos 48 kg e tornando-se a primeira atleta brasileira do Levantamento de Pesos  a subir no pódio em uma competição mundial.

 

Gabriel Fernandes também é campeão brasileiro da temporada 2016, na categoria 69 kg. Mesmo sendo ainda júnior, participou, em abril, do Campeonato Sul-americano Adulto/Evento-teste Rio 2016, obtendo a 8ª colocação nos 69 kg e o índice para disputar o Mundial da Geórgia.

 

A delegação brasileira, que é chefiada por Edmilson Dantas e conta com o técnico Márcio Junior, viaja neste domingo (19) para a Geórgia. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 28.

 

Medalha de bronze no Campeonato Pan-americano Júnior, em abril, Emily Rosa disputa o Campeonato Mundial, este mês, na Geórgia
Medalha de bronze no Campeonato Pan-americano Júnior, em abril, Emily Rosa disputa o Campeonato Mundial, na Geórgia. Foto: Divulgação CBLP

 

Gabriel Fernandes também representa o Brasil no Mundial Júnior da Geógia. Foto: Divulgação CBLP.
Gabriel Silveira também representa o Brasil no Mundial Júnior da Geórgia.

 

Entenda o Levantamento de Pesos

 

O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

 

Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.

 

. Homens – 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg,  105 kg, +105 kg

. Mulheres –  48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, +75 kg.

 

Mais informações para a imprensa:

Cláudia Leal –  31 99952 0345

Méri Grossi – 31 99158-0118