Júlia Vieira faz boa prova em Cali e fica na sexta posição da categoria para 55kg dos Jogos Pan-Americanos Júnior

Carioca, que levantou 167kg, foi a responsável por inaugurar a participação brasileira no levantamento de pesos em Cali

Júlia Vieira na prova desta sexta-feira. Foto: Reprodução Panam Sports Channel.

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A noite desta sexta-feira (26) foi de estreia para o Brasil na disputa do levantamento de pesos dos Jogos Pan-Americanos Júnior, torneio multiesportivo sub-21 que está na sua primeira edição. A competição está acontecendo em Cali, na Colômbia, e teve na plataforma da Arena Ramón Elías López a primeira pesista brasileira em ação: Júlia Vieira, nos 55kg. A carioca, que é sub-17, fez uma boa competição em meio a uma final de tirar o fôlego. Ela ficou na sexta colocação ao somar 167kg, sendo 73kg no arranco e 94kg no arremesso.

Júlia participou de uma disputa de altíssimo nível e que só foi decidida no último movimento (somente a classificação geral é considerada para pódio nesta competição). A campeã foi a norte-americana Katharine Estep por ter conseguido erguer 192kg, sendo 83kg no arranco e 109kg no arremesso. A prata foi para a mexicana Irene Borrego, que levantou um quilo a menos (85kg no arranco e 106kg no arremesso), enquanto o bronze foi para a atleta da casa, Antonina Mena, com 189kg no geral (84kg no arranco e 105kg no arremesso).

Para o arranco, Júlia fez a sua primeira tentativa com 73kg e de maneira correta. Após o movimento perfeito, ela adquiriu confiança e subiu o peso à barra para 77kg, porém o seu segundo intento não foi bem-sucedido. Na sua última performance do movimento, a brasileira repetiu a carga e, mais uma vez, não logrou êxito. Oitava posição para ela, que repetiu a marca conseguida no Pan-Americano Sub-20, em outubro – a sua melhor internacionalmente.

O primeiro lugar do arranco ficou com a mexicana Irene Palacios, que levantou 85kg, seguida pela colombiana Antonina Mena, com 84kg. A terceira colocação foi para a norte-americana Katharine Estep, que cumpriu 83kg.

No arremesso, a atleta do Brasil fez a sua primeira tentativa em 93kg, em que acabou falhando. Ela voltou à plataforma com um quilo a mais na barra, porém também não conseguiu concluir o movimento. Para o último, ela precisava acertar, para não correr o risco de ficar nas últimas colocações sem nenhum levantamento válido no arremesso. A carioca repetiu os 94kg e fez a sua parte. Movimento perfeito da brasileira.

O arremesso foi decisivo para a definição da medalhista de ouro. Katharine Estep ultrapassou a concorrente pelo título geral, Irene Borrego, em sua última tentativa do movimento, que foi de 109kg. A mexicana ficou na segunda posição com 106kg de carga, enquanto a colombiana Antonina Mena fechou o top 3 com 105kg levantados.

Segundo dia de Brasil na modalidade

A competição volta a ter a presença de brasileiros no levantamento de pesos já neste sábado. Três atletas competem: Victor Telles, na categoria para 73kg, vai à plataforma às 14h (de Brasília); Cayo Elcias entra em ação nos 81kg às 19h; e Lourdes Califrer fecha o dia nos 64kg às 21h30.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com