Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos inicia Training Camp de Férias com atletas de várias categorias

Foco é o trabalho com atletas que apresentam potencial para formar as equipes brasileiras em competições internacionais da modalidade

Primeira turma de atletas começou a treinar nesta semana. Foto: Nelson Ayres

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

Teve início na tarde de sexta-feira (13) o Training Camp de Férias da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP). O objetivo é trabalhar com atletas com atletas potencialmente capazes de formar as equipes brasileiras em várias categorias e faixas de peso. O grupo estará treinando no CT da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro (RJ).

Em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), os atletas farão exames e testes no Laboratório do Time Brasil, na Barra da Tijuca, e terão acompanhamento de equipe multidisciplinar e da comissão técnica da Seleção Brasileira, liderada pelos técnicos Dragos Stanica e Alex Tozzi. Além disso, participarão de palestras com especialistas em diversas áreas de atuação dos atletas.

O primeiro grupo é formado essencialmente por atletas das categorias sub-20 e sub-17, com a participação também de Marco Túlio Gregório, medalhista pan-americano adulto, que ainda não tinha participado de nenhum Training Camp, no Brasil ou no exterior. Fazem parte desta primeira turma Taiane Justino, Júlia Rodrigues, Matheus Targino, Mateus Pessanha, João Augusto, João Victor Nascimento, Laila Rocha, Marcella Piovesan e Giovanna Tavares.

Segundo Liliane Menezes, ex-atleta da Seleção e coordenadora técnica da CBLP, os atletas escolhidos são aqueles que mostraram grandes resultados em competições como o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil, mostrando potencial de estar na equipe nacional.

“A gente tirou a base dos nossos eventos nacionais. Eles não servem apenas para dar bolsas aos principais medalhistas, mas também é um parâmetro para verificar quem são realmente os melhores. Desses eventos, com os vários índices, é mostrado quem a gente pode tirar para as equipes brasileiras”, explica.

Liliane também detalha qual é o objetivo desse grande período de treinamento, com diversas turmas de atletas de vários pontos do Brasil. O Training Camp deve se estender pelos três primeiros meses desta temporada, com grupos diferenciados.

“Aqui estamos buscando dar uma melhor sincronização da parte técnica da CBLP com esses atletas que estão distribuídos pelo Brasil. Eles treinam com metodologias diferentes e quando chegam para nós, em eventos internacionais, acaba sendo um novo período de adaptação para os dois lados. Essa estratégia de usar as férias é para que a gente conheça melhor esses atletas, avalie o nível deles e saber como eles se encontram da virada do ano para cá. Na verdade, é uma adaptação e uma verificação”, finaliza.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com