Com direito a recorde brasileiro, Laura Amaro fica em oitavo no grupo A do Campeonato Mundial Adulto

Em nova categoria, a 81kg, brasileira se credencia como postulante a uma das vagas nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, com seus 110kg no arranco e 137kg no arremesso

Laura Amaro voltou a quebrar recordes na temporada. Foto de Arquivo: Miriam Jeske/COB.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A pesista Laura Amaro fechou a participação brasileira no Campeonato Mundial Adulto estabelecendo o novo recorde nacional do arranco, categoria 81kg, com 110kg. Nesta quarta-feira (14), na colombiana Bogotá, encerrou a prova entre as oito melhores do Grupo A. Seu desempenho no Gran Carpa Américas Corferias a credencia como forte postulante a uma das vagas nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Laura teve como carga de entrada na prova de arranco 105kg. Depois das primeiras tentativas adversárias, alterou o peso para 106kg, carga que igualaria o seu próprio recorde brasileiro. Não obteve sucesso na tentativa pioneira, aumentando a pedida para 110kg, com a intenção de entrar na briga por medalhas. Mais uma vez não teve sucesso na tentativa, mas manteve a carga para seu terceiro intento.

E desta vez não teve jeito. Alçou as anilhas ao alto e estabeleceu o novo recorde brasileiro, quatro quilos acima de sua marca anterior, estabelecida em junho último no Campeonato Brasileiro Adulto, na cidade de Sete Lagoas (MG). A ucraniana Iryna Dekha obteve a primeira colocação na prova, com 122kg. Outra ucraniana, Alina Marushchak ficou em segundo, com 119kg. E a campeã olímpica Neisi Dajomes, do Equador, marcou 117kg na terceira colocação.

Depois da sétima melhor marca no arranco, Laura tinha como carga de entrada na prova de arremesso 135kg. Ajustou para 136kg, peso apenas 2kg abaixo de seu atual recorde brasileiro (138kg). Encontrou dificuldades nas duas primeiras tentativas, fato que a tirou da briga por medalhas e forçou um novo ajuste na carga, desta vez para 137kg. Obteve sucesso em sua última tentativa, fechando participação com uma carga total de 247kg.

A chinesa Xiaomei Liang levou o primeiro lugar na prova, com 152kg. Também chinesa, Zhouyu Wang foi a segunda colocada, com 151kg. E com 148kg, a equatoriana Tamara Salazar Arce ficou em terceiro. No geral, Xiaomei Liang foi medalhista de ouro com uma carga total de 270kg. Zhouyu Wang foi prata, com 266kg. E Tamara Salazar Arce fechou o pódio com seus 262kg. Laura foi a oitava no geral do grupo A, com um total combinado de 247kg.

Lembrando que a brasileira foi medalhista de prata no Campeonato Mundial do ano passado, realizado no Uzbequistão, a primeira da história nacional entre as mulheres. Na ocasião, a pesista competia pela categoria 76kg, estabelecendo as cargas de 108kg no arranco, 132kg no arremesso e 240kg no total. Migrou para a categoria de 81kg depois que reduziram para cinco as categorias femininas olímpicas nos Jogos de Paris, em 2024.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com