CBLP vai tornar obrigatória a participação de todos os atletas e treinadores da Seleção em cursos elaborados pelo COB

Medida vem sendo adotada em alguns eventos internacionais pelo Comitê e passará a ser regra também na Confederação; cursos abordam temas relevantes, como assédio e racismo no meio esportivo

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos passará a exigir como regra a participação em cursos elaborados e disponibilizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os atletas e treinadores que estarão envolvidos em competições internacionais. A medida já vem sendo adotada pelo COB em missões, como o caso dos Jogos Sul-Americanos Sub-17, que acontecerão em Rosário, na Argentina. Além disso, será obrigatória a participação no webinar “Treinamento Especial sobre Sistema de Localização – Whereabouts e Preenchimento do ADAMS – Módulo I”, promovido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem. A CBLP também estuda viabilizar a exigência dos cursos para as competições nacionais da modalidade.

Ao todo, são quatro cursos desenvolvidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro, braço educacional do COB, que têm como intuito abordar temas relevantes como o enfrentamento do assédio no esporte e o antirracismo. Todos são à distância e com certificação ao final do aprendizado.

O primeiro deles é o “Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte” (exigidos para maiores de 18 anos) ou o “Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo para Jovens” (que se destina aos menores de 18 anos). Ambos abordam como o abuso e o assédio podem aparecer no meio esportivo, como entidades podem combatê-la e formas de prevenção e denúncia.

O segundo é o “Curso Esporte Antirracista”, que tem o objetivo de criar uma cultura de combate ao racismo no esporte. As aulas são divididas em três módulos: Racismo: será que ainda existe racismo no Brasil?; Aprendendo os conceitos; e Sejamos todas e todos antirracistas!. Os dois primeiros cursos têm carga horária de 30 horas.

O curso “Formando Campões para o Esporte e para a Vida” é o terceiro da lista e conta com uma carga horária maior, 40 horas. Com linguagem jovem, a atividade tem como intuito “transmitir conhecimentos para que a nova geração consiga se preparar de forma global, construir uma carreira sólida e conquistar o sucesso em todos os campos de suas vidas”.

Outro que será exigido é o “Curso Educação e Prevenção ao Doping”, que consistem em vídeos informativos na plataforma Vimeo e em um teste de conhecimento sobre o aprendido ao final. O curso vai ao encontro das campanhas em que a CBLP e o COB estão atuando conjuntamente na luta contra o doping na modalidade.

Clique aqui para se inscrever nos cursos.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com