CBLP divulga nova versão do calendário de 2022 com inclusão de Copa Brasil e Avaliação Técnica

Programação tem inserção da nova competição, que acontece em novembro em paralelo ao Brasileiro Sub-17, e da segunda Avaliação Técnica do ano

 Atualizações no calendário oficial trouxeram novidades para o levantamento de pesos nacional. Foto: Washington Alves/Light Press/CBLP

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) divulgou uma nova versão do calendário oficial da modalidade. E o novo cronograma está cheio de novidades. Uma delas é a inclusão de um novo campeonato nacional, a Copa Brasil, que será um evento de três categorias (adulto/sub-20/sub-17). Além disso, foi definido também a realização de mais uma Avaliação Técnica e o estabelecimento da data e local do Campeonato Brasileiro Sub-17.

A maior novidade da nova programação fica por conta da Copa Brasil. Pensada para movimentar ainda mais o quadro de competições nacionais, o evento acontecerá em paralelo ao Brasileiro Sub-17 e à quarta edição do Festival da Mangueira (torneio criado pelo treinador Alex Tozzi para crianças e jovens entre sete e 17 anos). Os três compromissos acontecerão na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro (RJ), entre 3 e 6 de novembro.

Outra atração divulgada no novo cronograma é a segunda Avaliação Técnica da CBLP no ano. Marcada para os dias 27 e 28 de agosto, ela também será realizada na Vila Olímpica da Mangueira e reunirá atletas convidados pela entidade para avaliar desempenho, condicionamento e nível técnico dos pesistas. A atividade terá caráter classificatório para competições que ainda não tiveram regulamentos divulgados.

A Avaliação Técnica acontecerá em parceria com a Federação Esportiva de Levantamento de Pesos do Estado do Rio de Janeiro (FELP-RJ), que fornecerá toda a estrutura do Campeonato Estadual Sub-17 fluminense para a realização da avaliação por parte da CBLP na Mangueira.

Sobre a Avaliação Técnica, o treinador da Seleção Brasileira, Dragos Stanica, analisou a atividade como muito importante para identificação e percepção de como os atletas estarão, tendo em vista que ainda não há calendário para 2023.

“É muito importante neste momento, porque não temos um calendário fixo para 2023, então pode ter competições já em janeiro ou fevereiro. Temos que saber como estão os atletas e com quais poderemos contar para competir”, analisou Stanica.

“Além disso, a ideia por trás da Avaliação é estimular os atletas e motivá-los a manterem um nível elevado de competição”, completou.

Sobre a Copa Brasil, o treinador avaliou que será um grande campeonato e falou sobre a oportunidade que os pesistas terão em melhorar os seus respectivos índices em mais um evento oficial.

“Vai ser uma competição muito grande, muito forte, com uma grande adesão pelos índices mínimos serem mais baixos do que o do Brasileiro. Vai ser uma experiência maravilhosa para os atletas se prepararem, melhorarem os seus índices e obterem bons resultados”, finalizou Dragos Stanica.

O calendário atualizado divulgado pela CBLP pode ser conferido aqui.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com