Campeonato Brasileiro Sub-17 é marcado por estabelecimento de diversos recordes

Competição realizada na Mangueira (RJ) teve em Mateus Tavares, João Victor Nascimento, Gabriel de Oliveira e Laila Rizzo seus maiores destaques, com três recordes nacionais cada

Mateus Tavares bateu recordes no arranco, arremesso e total. Foto: Washington Alves/Light Press/CBLP.

 

Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O dia foi movimentado nesta quinta-feira (3) no Centro de Referência Esportiva da Mangueira, no Rio de Janeiro (RJ), com a realização do Campeonato Brasileiro Sub-17. A competição contou com a participação de 41 pesistas dos dois gêneros, divididos em 16 faixas de peso. Destaques para Mateus Tavares, João Victor Nascimento, Gabriel de Oliveira e Laila Rizzo, com seus três novos recordes brasileiros cada um.

Mateus Tavares bateu primeiro o seu recorde pessoal e brasileiro no arranco da categoria 61kg, com 101kg levantados. Depois, bateu por duas vezes o recorde brasileiro no arremesso, com 116kg e 120kg, marca que também pertencia ao atleta. Desta forma totalizou uma carga de 221kg, estabelecendo o seu terceiro recorde no dia. “Estou feliz demais”, festejou o campeão. “Eu venho trabalhando para isso, treinando todo dia e isso aqui é a consequência que estou colhendo”, afirmou.

João Victor Nascimento foi ouro na categoria 73kg, também pulverizando recordes. O carioca começou o arremesso com 104kg, fechando a prova com 113kg e estabelecendo o novo recorde brasileiro. No arranco, estabeleceu 130kg na primeira tentativa, falhando nas outras duas, mas fez o suficiente para quebrar o recorde nacional. Desta forma, teve um total combinado de 243kg, o novo recorde da faixa etária e peso. “Estou muito feliz com a minha prova do arranco, mas não estou com a do arremesso”, confessou o campeão. “Vim para buscar os 140kg, mas não deu para fazer. Mesmo assim estou grato, porque esta é a minha primeira competição na categoria e posso melhorar ainda mais”, analisou.

Pela categoria 89kg, mesmo enfermo, Felipe Dias faturou o ouro. O atleta apresentou um quadro de febre e dor de cabeça ao chegar no Rio de Janeiro, disputando a prova na base dos medicamentos e da superação. No arranco, obteve respectivamente 125kg, 130kg e 135kg, sem cometer erros, quebrando o próprio recorde brasileiro. No arremesso, alçou 152kg com sucesso, falhando para 161kg. E com a medalha de ouro já garantida, abriu mão da última tentativa, totalizando 287kg, igualando seu recorde. “Foi desafiador. No quadro em que eu estava, só esperava fazer uma boa competição”, resumiu. “Quebrei meu próprio recorde no arranco, com a melhor marca da minha vida”, comentou o campeão.

Gabriel de Oliveira competiu solo na categoria 96kg, alcançando 121kg no arranco e 140kg no arremesso, para totalizar a carga de 261kg, novos recordes nacionais. Outro Gabriel, o Gomes, disputou sozinho a categoria 55kg, marcando 60kg no arranco e 66kg no arremesso, com um total combinado de 126kg, quebrando os recordes nacionais de arremesso e total, além de igualar o do arranco.

Lucas Andrade foi ouro na categoria 49kg com as marcas de 48kg no arranco, 60kg no arremesso e 108kg no total. Na 67kg de Jorge Sant’Anna, com seus 70kg no arranco, 80kg no arremesso e 150kg no acumulado. Pela categoria 102kg, o campeão foi Túlio Oliveira, de São Paulo. Ele só teve sucesso na primeira tentativa de cada prova, erguendo 95kg no arranco e 122kg no arremesso, totalizando 217kg.

Bernardo da Silva foi competidor solitário na categoria 81kg, marcando 96kg no arranco, 117kg no arremesso e um total somado de 213kg. O mesmo ocorreu com Lucas Furlan, da categoria acima de 102kg, que levantou 90kg no arranco e 110kg no arremesso, totalizando exatos 200kg.

No feminino, a paulista Beatriz Santos dominou a categoria 59kg, levando o ouro com uma carga total de 154kg. Acertou as três tentativas no arranco, consecutivamente para 65kg, 70kg e 72kg. No arremesso, acertou a primeira tentativa para 82kg, falhando nas tentativas para 88kg e 90kg. Na 64kg, Marcella Piovesan foi a medalhista de ouro com um total combinado de 170kg. Na prova de arranco alçou 70kg, 74kg e 78kg em suas tentativas. No arremesso, fez 85kg e depois 92kg, falhando a tentativa para 97kg.

A prova da categoria 71kg teve como campeã Laila Rizzo, com um total levantado de 171kg, novo recorde brasileiro. A carioca fez 77kg e 81kg nas duas primeiras tentativas do arranco, falhando para 85kg, mas quebrando o recorde brasileiro. Depois, no arremesso, obteve 90kg no primeiro intento, não tendo sucesso em duas tentativas para 95kg. Foi o suficiente para estabelecer mais um recorde. Anna Lima foi ouro nos 40kg, com 34kg no arranco, 42kg no arremesso e 76kg totais. Suas marcas passam a ser a referência na categoria de peso. E Giovanna Tavares comprovou o favoritismo na 55kg, levando o ouro com 70kg no arranco, 85kg no arremesso e 155kg totais.

Por fim, na categoria 49kg deu Julia Satyro, do Rio de Janeiro. Ela levantou 60kg no arranco e 68kg no arremesso, totalizando 128kg. “Estou feliz. Foi o meu segundo brasileiro e obtive um resultado muito bom”, festejou. “É meu primeiro e último Campeonato Brasileiro Sub-17 e fiz marcas melhores do que eu esperava, apesar de já ter feito uma carga maior no arremesso”, concluiu.

Nesta sexta-feira (4), o Centro de Referência Esportiva da Mangueira segue sendo o centro das atenções do levantamento de pesos nacional. Terá início a disputa da Copa Brasil Adulto, que prossegue até domingo (6) com seus 54 participantes, sendo a última etapa de preparação para os pesistas que abrem o ciclo olímpico no Campeonato Mundial de Bogotá.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com