Brasil traz uma medalha de bronze do Pan da Colômbia

Letícia ficou com o bronze no arranco da categoria 53 kg
Letícia ficou com o bronze no arranco da categoria 53 kg

Ao levantar 79 kg, a carioca Letícia Laurindo de Morais, 19 anos, conquistou a medalha de bronze na prova de arranco da categoria 53 kg, no Campeonato Pan-americano Juvenil (Sub 20), disputado de 5 a 9 de maio, no Coliseo Bernardo Caraballo, em Cartagena das Índias, na Colômbia. Em primeiro lugar ficou a colombiana Karool Blanco, que ergueu 85 kg. A vice-campeã, a dominicana Yafreisy Silvestre, levantou 80 kg, apenas um a mais que a brasileira.   A competição reuniu os melhores atletas com menos de 20 anos das Américas do Sul, Central e do Norte e do Caribe.

Além de Letícia, a Seleção nacional contou com os gêmeos Gabriel e Rafael Fernandes Silveira, Marley Faustino, Matheus Delan, Rogério Nascimento, Thaynara Figueiredo, Monique Oliveira da Silva e  Nathasha Rosa Figueiredo, que não foram ao pódio. Os técnicos Dragos Stanica, do Rio de Janeiro, e Márcio Júnior, de Belo Horizonte, acompanharam os atletas.

Próximos compromissos

As próximas competições a serem realizadas pela CBLP são os Campeonatos Brasileiros Sub 15 e Sub 17 e a Seletiva Nacional para os Jogos Pan-americanos de Toronto/2015. Os eventos acontecerão de 20 a 22 de maio, no Rio de Janeiro.

Entenda o Levantamento de Pesos

O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça. Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de peso é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.