Beatriz Martinho conquista bronze no arranco da categoria 81kg feminino no Pan-Americano Sub-20

Pesista levantou 86kg, ficou perto da medalha de prata no arranco e terminou em quarto lugar no arremesso e no total; vice-campeã mundial sub-17 é a atração no último dia de competição

Beatriz Martinho comemora o terceiro lugar no arranco. Foto: Reprodução do YouTube da Federação Pan-Americana.

 

Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O Brasil conquistou, nesta sexta-feira (22), a primeira medalha no Campeonato Pan-Americano Sub-20, em Guadalajara, no México. Beatriz Martinho, na categoria 81kg, ficou em terceiro lugar no arranco, ao levantar 86kg, garantindo a medalha de bronze. No arremesso, a brasileira ficou em quarto, ao executar 95kg, o que lhe deixou em quarto lugar também no total, com 181kg.

A brasileira entrou na plataforma com o terceiro maior peso de entrada entre as competidoras de sua categoria, iniciando com 80kg no arranco. Mas, subiu a primeira meta para 83kg, após as duas primeiras tentativas da mexicana Leslie Gaytán, que conseguiu levantar 82kg. Beatriz fez a marca com tranquilidade, jogando a responsabilidade para a adversária, que só tinha mais uma possibilidade de aumentar.

Leslie colocou o peso de 85kg como terceira meta, mas não concluiu o movimento. Com isso, a brasileira já tinha o bronze garantido no exercício. Mesmo assim, ainda fez a segunda tentativa, com 86kg, novamente com total domínio do movimento na plataforma. Na terceira vez, tentou 88kg, mas não conseguiu finalizar.

O ouro no arranco ficou para a colombiana Sirley Granja, com 97kg, e Estrella Belen Dioses ficou em segundo lugar, levantando 87kg (apenas um a mais que a brasileira) e, consequentemente, garantindo a medalha de prata.

No arremesso, a brasileira e a mexicana tinham o mesmo peso de entrada: 95kg. No entanto, a atleta da América do Norte preferiu esperar para realizar sua primeira tentativa, enquanto a brasileira foi para a plataforma, executando o movimento com sucesso.

Na segunda tentativa, Beatriz aumentou a carga para 101kg, abortando na metade. A terceira tentativa da brasileira foi com 103kg. Ela concluiu o levantamento, porém o movimento foi considerado inválido pelos árbitros. Com isso, perdeu a chance de repetir a medalha, pois Leslie começou logo depois, já executando 105kg com perfeição.

Neste exercício, o ouro ficou com Sirley Granja (125kg), a prata com Leslie Gaytán (112kg) e o bronze com Estrella Belen Dioses (109kg). No peso total, Sirley conquistou ouro, com 222kg, Estrella ficou com a prata, levantando ao todo 196kg, e o bronze foi para Leslie, com 194kg.

“Muito feliz com a medalha de bronze, minha primeira na categoria sub-20. É um misto de sensações, pois estou feliz com a medalha, mas poderia ter ido melhor. No Brasileiro, tive um resultado melhor. Ainda tenho mais um ano no sub-20, tem muito mais para ser feito”, projetou a medalhista.

Vice-campeã mundial compete

A vice-campeã mundial sub-17 da categoria +81kg, a brasileira Taiane Justino, compete neste sábado pela primeira vez no sub-20, na categoria + 87kg, a partir de 14h (de Brasília). Outro brasileiro, Rafael Mendes, estará na plataforma logo depois, às 16h, pela categoria +109kg masculino.

“Finalmente será a minha primeira competição internacional no sub-20, com meninas muito mais experientes. Mas o meu objetivo é repetir o que venho fazendo em treinos e me divertir, dando o melhor de mim na plataforma”, avisou Taiane.

Outros quatro brasileiros realizaram suas participações no Pan-Americano, mas não conquistaram medalhas. Lourdes Califrer foi a primeira a competir na quinta-feira, na categoria 64kg feminino, terminando em sétimo lugar (75kg no arranco, 102kg no arremesso e 177kg no total). Também na quinta, Victor Telles ficou em oitavo na categoria 73kg masculino (105kg no arranco, 133kg no arremesso e 238kg no total). A terceira a competir na quinta foi Rayane Martins, em sétimo na categoria 71kg  feminino (75kg no arranco, 90kg no arremesso e 165kg no total). Por fim, nesta sexta-feira, Cayo Elcias terminou em décimo lugar na prova de 81kg masculino (115kg no arranco, 146kg no arremesso e 261kg no total).

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com