Avaliação Técnica tem atletas garantindo índices e definições de nomes para competições internacionais de base

Evento foi realizado no Rio de Janeiro e contou com diversos destaques durante os dois dias de programação

Alguns dos principais atletas e técnicos que participaram da Avaliação. Foto: Nelson Ayres

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBLP

O primeiro evento da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) foi especial para alguns pesistas. A Avaliação Técnica, que foi encerrada nesse sábado (12) no Rio de Janeiro (RJ), teve atletas do Adulto conseguindo índices para competições internacionais, além da definição das equipes das categorias de base que defenderão o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, e no Mundial Sub-20, em Heraklion, na Grécia.

O centro de treinamento da CBLP, no clube campestre da APCEF/RJ, recebeu 39 atletas durante os dois dias. Os atletas foram divididos em dois grupos: no primeiro (sexta-feira, 11), os adultos foram avaliados e, no segundo, os pesistas lutaram por uma vaga na Seleção de base, que terminaram com a definição dos nomes para os dois eventos internacionais nos próximos meses.

No dia inaugural, diversos pesistas do Adulto fizeram grandes marcas pessoais e alguns deles alcançaram os índices para a disputa de competições internacionais. As medalhistas mundiais Amanda Schott e Laura Amaro continuam em movimento de ascensão e já obtiveram todos os índices possíveis (para o Campeonato Mundial, Pan-Americano e Sul-Americano).

Outro atleta que também garantiu marcas para todas as competições foi Serafim Veli. Por outro lado, Marco Túlio Gregório e Thiago Félix fizeram os índices para os torneios pan-americano e sul-americano.

Dentre os atletas de base, no segundo dia de Avaliação Técnica, o destaque vai para as medalhistas mundiais Julia Vieira e Taiane Justino, que além de terem conseguido índices, estão inscritas para o Campeonato Mundial Sub-20, que acontece entre 2 e 10 de maio.

Além disso, nove atletas entraram na lista para os Jogos Sul-Americanos da Juventude, que ocorrem entre 28 de abril a 8 de maio: Giovanna Tavares, Beatriz Santos, Marcella Piovesan, Eduarda de Brito, Laila Rizzo, Mateus de Oliveira, João Victor Costa, Felipe Dias e Matheus Pessanha são os nomes escolhidos para o evento multiesportivo na Argentina.

Uma das convocadas para Rosário, Laila Rizzo comemorou a vaga para o evento internacional. A pesista, de apenas 14 anos, demonstrou maturidade e apresentou uma calma muito grande em seus movimentos em plataforma, o que a deixou surpresa.

“Eu estou muito feliz. Eu estive surpreendentemente calma hoje, até fiquei surpresa comigo mesma. Eu ainda não sei como descrever o que estou sentindo, é uma sensação tão boa, tão eufórica, eu me sinto como se fosse a pessoa mais forte do mundo, mesmo sabendo que não é isso”, brincou a atleta, que reafirmou a conquista: “Vamos para Rosário!”

O treinador Dragos Stanica foi um dos responsáveis pela Avaliação Técnica. Ele enalteceu a atividade realizada no centro de treinamento da CBLP e elogiou os atletas participantes.

“A Avaliação foi muito conclusiva, em que os fatores positivos prevaleceram, isso foi fantástico. Os atletas chegaram muito bem-preparados e tivemos boas surpresas com pesistas de outros estados, como São Paulo, indo muito bem.”

“Tivemos muito jovens que conseguiram bater os seus respectivos recordes pessoais, o que demonstrou que está todo mundo se preparando para a próxima competição. Além disso, os adultos demonstraram que estão corretamente na etapa de preparação, visando o Pan-Americano Adulto, que vai ser em julho”, concluiu.

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com